segunda-feira, 14 de junho de 2021

Atos 15:39

Atos 15:39 - E tal discórdia houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
E TAL DISCÓRDIA. Este versículo da palavra de Deus nos mostra que até os grandes homens de Deus podem em dado momento discordarem um do outro, sem, no entanto, permitirem que a obra de Deus seja prejudicada por conta das opiniões divergentes que hajam entre o povo de Deus. Cada um é cada um e o próprio Deus considera o jeito de ser de cada um dos seus servos. Pelo fato de discordarmos do modo de trabalhar de um líder da igreja, isso não quer dizer que somos inimigos. HOUVE ENTRE ELES. Barnabé e Paulo de Tarso eram grandes amigos e companheiros de ministério, certamente Paulo era muito grato a Barnabé por tudo que o servo de Deus já havia feito em seu favor. Mas nem por isso, Paulo poderia concordar com tudo que fazia o seu companheiro de missão. Acreditamos que Deus estava permitindo essa desavença de opinião entre Eles para que a missão fosse muito mais abrangente. QUE SE APARTARAM. Já aprendemos que João Marcos discordava de Paulo pelo fato que o apóstolos dos gentios carregava consigo o lema de pregar mais o evangelho para os gentios do que para os Judeus. Há quem diga que Barnabé também discordava deste jeito de Paulo Trabalhar na pregação do evangelho, o que era o modo de Deus trabalhar na vida de Paulo e a prova disto é que ele era o grande apóstolo dos gentios. UM DO OUTRO. Enquanto durou a parceria entre Barnabé e Paulo foi muito bom, porque fizeram um grande trabalho juntos de missão para glória no nome de Cristo. Mas pela permissão de Deus era o momento de cada um seguir o seu próprio caminho, e o mais importante é que a obra de Deus não sofreu tipo de perda por isso. Paulo tinha uma missão muito abrangente e partiu para um trabalho independente, levando o evangelho de Cristo a muitas partes do mundo gentílico e fundando muitas igrejas. BARNABÉ. Em sua carta aos Gálatas, Paulo fala sobre um momento posterior de Barnabé em que ele mostrou certa fraqueza no tocante ao seu modo dúbio de praticar as regras do cristianismo. Gálata 2:13 - E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Este fato nos mostra que Barnabé tinha uma certa queda pelo legalismo, muito diferente de Paulo. LEVANDO CONSIGO A MARCOS. Barnabé então forma uma nova dupla em sua missão que poderia dar muito certo, até porque eles eram parentes, e em muitas coisas pensavam da mesma forma, principalmente no que diz respeito a alguns elementos do judaísmo que perdurou por algum tempo dentro do cristianismo. Barnabé era um bom mestre das coisas do reino de Deus e seria instrutor de Marcos, que era inexperiente. NAVEGOU PARA CHIPRE. Esta ilha chamada Chipre era a cidade natal de Barnabé, onde ele havia estava anteriormente com Paulo para pregar o evangelho do Senhor Jesus (Atos 13:4). A tradição do cristianismo afirma que Barnabé ficou trabalhando em sua cidade natal até que foi martirizado pelo evangelho e pelo nome de Cristo. Já quanto a João Marcos, ele continuou trabalhando na obra de Deus como missionário, em que mais tarde fez trabalho com Pedro e depois foi útil a Paulo na prisão em Roma.

Atos 15:37-38

Atos 15:37-38 - E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E BARNABÉ ACONSELHAVA QUE TOMASSE CONSIGO. Barnabé queria ajudar a João Marcos, assim como deu todo apoio a Paulo ainda quando ele não tinha muita experiência na obra missionária. Neste aspecto podemos dizer que Barnabé era aquele tipo de obreiro que gostava de dar oportunidade até mesmo àqueles outros inexperientes companheiros de ministério. Há quem diga que Barnabé quando foi enviado a fazer missões em Antioquia, estava como João Marcos um pouco duvidoso. A JOÃO, CHAMADO MARCOS. Os comentaristas do Novo Testamento afirmam que Joao Marcos era parente primo de Barnabé, por isso que Barnabé queria lhe dar uma oportunidade na obra para que este pudesse se engajar na obra de missões. Este João, chamado Marcos é o mesmo escritor do segundo livro do Novo Testamento, que conforme os estudiosos é o mais antigo dos evangelhos, porque foi escrito primeiro. MAS A PAULO PARECIA RAZOAVÁVEL. Barnabé era parente de João Marcos e desejava que Paulo tomasse consigo a Marcos para que este aprendesse com o grande apostolo dos gentios a fazer missões. Há muitas conjecturas sobre este tema e uma delas é que Barnabé não se dava muito bem com João Marcos, é por isso queria que ele fosse com Paulo, e ele, Barnabé iria com Silas que estava disponível para a missão. QUE NÃO TOMASSE CONSIGO. Por outro lado, alguns acham mesmo que Paulo quem neste momento não estava em perfeita comunhão de ideias com João Marcos, vindo assim a discordar de Barnabé, que seu parente fosse com ele nesta tão importante missão. Porem, mais tarde em seu ministério, o próprio Paulo chama para junto de si a João Marcos, dizendo que este lhe era muito útil ao ministério, mudando de opinião. AQUELE QUE DESDE A PANFÍLIA. Paulo lembra, do que aconteceu na primeira viagem missionária e que esta escrito em Atos 13:13 - E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. Dentro das especulações que se tem levantado sobre o retrocesso de Marcos para Jerusalém, uma deles é que ele foi para escrever seu livro ou evangelho. SE TINHA APARTADO DELES. De acordo com o que temos neste ponto, o que teria acontecido para que João Marcos voltasse para Jerusalém? São muitas as especulações que se tem levantado sobre tais motivos, e além do que falamos anteriormente, apontam que ele teve sérios problemas com a forma com que Paulo trabalhava, evangelizando principalmente os gentios, de quem mais tarde se tornou apóstolo. E NÃO OS ACOMPANHOU NAQUELA OBRA. Se de fato, João Marcos se apartou dos missionários Barnabé e Paulo, porque o apóstolos dos gentios tinha mais a tendência de evangelizar os gentios e não os judeus. Então, Paulo entende que não dava certo que João Marcos fosse com ele, porque o principal foco dos trabalhos de evangelização de Paulo era justamente os gentios. Mesmo que Lucas tente mostrar o motivo da recusa de Paulo em levar consigo a João Marcos, porem, há muitas dúvidas.

Atos 15:36

Atos 15:36 - E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E ALGUNS DIAS DEPOIS. Os trabalhas em Antioquia da Síria estava as mil maravilhas, o Espírito Santo usando Paulo, Barnabé, Silas e muitos outros pregadores para anunciar o evangelho das boas novas de Cristo para a sociedade daquele lugar, além destes homens de Deus usarem bem o expediente do discipulado cristão para edificação do povo de Deus. Certamente o ministério crescia com uma estrutura que dava prazer aos principais líderes locais daquela comunidade cristã, que estava bem e se crescendo. DISSE PAULO A BARNABÉ. Pelo que se percebe, estes dois eram os principais líderes da igreja do Senhor naquele lugar, em que Barnabé tendo chegado primeiro, como sendo um missionário oficial da igreja de Jerusalém fazia de tudo para que as coisas transcorressem da melhor forma possível. Já Paulo, que veio depois, e que contava com o apoio total de Barnabé vinha sendo muito útil na pregação e no discipulado. TORNEMOS A VISITAR. Paulo tinha a chamada missionária e esta obra era uma chama acessa na sua alma, ao ponto dele se incomodar pelo fato de ficar por algum tempo em um mesmo lugar. Por isso que Paulo se tornou, com o passar do tempo o apóstolo dos gentios, porque ele era impulsionado a fazer suas campanhas evangelísticas sem parar, além de cuidar do discipulado dos novos convertidos a Cristo, ganhos por ele. NOSSOS IRMÃOS. O apóstolo dos gentios tinha uma profunda consciência que não era nada fácil para alguém novo convertido se firmar nos caminhos do evangelho, por isso que ele se preocupava em fazer um sólido discipulado cristão, para que os irmãos se firmassem nas doutrinas de Cristo. Certamente passava na mente do apóstolo de Cristo a preocupação com aquelas vidas que ouvindo sua palavra se converteram. EM TODAS AS CIDADES. Temos então o começo da segunda viagem missionária de Paulo até chegar às portas da antiga Europa. Na primeira viagem missionária Paulo esteve com Barnabé, mas nesta segunda missão ele foi com Silas. As narrativas que temos a nossa frente nos faz ver que Paulo chegou à Chipre, à Panfília, à grande região da Licaônia, à Salamina, à Pafos, à Perge, à Icônio, a Listra, a Derbe, a Antioquia da Pisídia e muitos outros lugares, sempre pregando o evangelho e discipulando a igreja. EM QUE JÁ ANUNCIAMOS A PALAVRA DO SENHOR. Este era o carro forte do ministério de Paulo, pregar a palavra de Deus, a tempo e fora de tempo. Na primeira viagem missionária, como foi um trabalho mais corrido, podemos conjecturar que Paulo e Barnabé tenha apenas pregado o evangelho nas cidades onde se concentravam o maior número de moradores, mas agora, pregavam nas aldeias. PARA VER COMO ESTÃO. Era boa e positiva esta preocupação do apóstolo dos gentios, não há dúvida que a saudade bateu a porta de seu coração dos seus filhos na fé, aqueles mesmos que ele viu nascer no caminho da fé, ao se converterem a Cristo e que agora desejava ardentemente ver como estavam na fé em Cristo. Esta característica de Paulo é a marca de todo aquele que se preocupa com as almas vivas.

Atos 15:34-35

Atos 15:34-35 - Mas pareceu bem a Silas ficar ali. E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.
MAS PARECEU BEM A SILAS. A igreja matriz de Jerusalém já tinha lideranças demais, uns se chocando com os outros. Não sabemos qual era de fato a ocupação de Silas na obra de Deus ali na Judéia, mas tudo indica que ele não estava produzindo o quanto pretendia efetivamente. Agora, em Antioquia, Silas percebeu que tinha como fazer uma grande obra para o reino de Cristo, como pregador da palavra de Deus e como alguém que poderia ser muito mais útil do que estava realmente sendo em Jerusalém. FICAR ALI. Há quem diga que Silas tenha retornado a Jerusalém, mas somente o tempo o suficiente para buscar seus pertences e mudar de vez para a igreja gentílica de Antioquia da Síria, onde ele foi muito bem acolhido por Paulo, Barnabé e toda a igreja do Senhor naquela cidade. Deus tinha uma nova missão para a vida de Silas, o que o desenrolar dos fatos passa a nos mostrar, além de que ele seria útil a Paulo na missão. E PAULO E BARNABÉ. Até o momento, estes dois homens de Deus estavam com o mesmo propósito em fazerem a obra de Deus juntos, com uma amizade proveitosa em torno dos mesmos propósitos e missão. Barnabé vem se destacando como aquele homem de Deus que deu todo apoio a Paulo para que este se tornasse quem ele já era como liderança do cristianismo, sempre avançando mais e mais na obra de Cristo. FICARAM EM ANTIOQUIA. Quando a Barnabé, na realidade ele era um missionário da igreja de Jerusalém, enviado pelos apóstolos, pelos anciãos e pela comunidade cristã da capital de Israel. Já quanto a Paulo, não temos como saber se ele já era adotado como missionário oficial dos líderes de Jerusalém, o que podemos perceber é que ele tinha total apoio de Barnabé, como sendo o líder local de Antioquia e que a igreja de Cristo lhe fornecia absoluto apoio, como pregador do evangelho e ensinador. ENSINANDO E PREGANDO. Temos aqui duas palavras que parecem querer dizer a mesma coisa, mas no fundo, no fundo, tratam de coisas diferentes. O ensino da palavra de Deus se trata do discipulado cristão, bem como da transmissão das doutrinas fundamentais do cristianismo. Já a pregação se trata mais da divulgação do evangelho das boas novas de Cristo para aquelas pessoas não convertidas a Cristo. COM MUITOS OUTROS. Como núcleo das igrejas gentílicas, Antioquia da Síria passou a ser um grande centro de atividades da igreja de Cristo. Certamente, esta comunidade cristã passou a receber muitos outros pregadores itinerantes, os chamados evangelistas vindos de Jerusalém e de Israel, além dos próprios discípulos que eram treinados por Barnabé, Paulo e Silas. Esta igreja crescia e se desenvolvia na graça. A PALAVRA DO SENHOR. Podemos conjecturar que Antioquia passou a ser um centro de preparação de pregadores da palavra de Deus, que se espalhavam por todas as partes cumprindo missões em prol do reino dos céus. O evangelho precisava chegar aos povos não alcançados, e os discípulos de Cristo em Antioquia entenderam muito bem o ide imperativo do Senhor Jesus. Não é a toa que esta igreja do mundo gentílico se tornou um celeiro de missionários enviados a outras partes do mundo gentílico.

Atos 15:32-33

Atos 15:32-33 - Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras. E, detendo-se ali algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz para os apóstolos.
DEPOIS JUDAS E SILAS. Estes dois homens de Deus foram os enviados pelos apóstolos, pelos anciãos e pela igreja de Jerusalém. Atos 15:22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. Ali estavam como representantes dos líderes de Jerusalém trazendo em mãos a carta que servia de orientação certa para os gentios de Antioquia. QUE TAMBÉM ERAM PROFETAS. De acordo com o que podemos acatar do Velho Testamento, os verdadeiros profetas de Deus foram aqueles que usados pelo Espírito de Deus exortavam os filhos de Israel a que se voltassem para a lei do Senhor. Já dentro das páginas do Novo Testamento observamos que este era um ofício que só ficava atrás do de apóstolo (Efésios 4:11). Estes profetas também eram os pregadores. EXORTARAM E CONFIRMARAM OS IRMÃOS. Esta colocação feita por Lucas em que diz que Judas e Silas exortaram os irmãos pode ser vista de dois modos, em que o primeiro fala de consolação, com uma mensagem de motivação, já o segundo diz respeito a transmitir uma palavra de fidelidade ao evangelho por parte da igreja de Antioquia. Já a afirmativa de que eles confirmavam aos irmãos fala do ensino da palavra de Deus. COM MUITAS PALAVRAS. Esta expressão do texto confirma que Judas e Silas eram profetas de Deus e que com disposição tinham o dom da pregação da palavra de Deus. Isso que é dito aqui pelo Dr. Lucas nos faz ver que Judas e Silas estavam em Antioquia da Síria, não somente como representantes dos líderes da igreja matriz de Jerusalém, mas que eles estavam dispostos a trabalhar e muito pela obra de Deus naquele lugar. E DETENDO-SE ALI ALGUM TEMPO. Os emissários da igreja de Jerusalém não estavam em Antioquia como os judaizantes que de princípio geraram uma confusão entre os cristãos judeus e os irmãos gentios convertidos ao cristianismo. Tudo indica que eles foram muito bem recebidos pela igreja cristã de Antioquia, ao ponto de gostarem de estar juntos com os irmãos, e sem dúvida foram bem recebidos por Paulo e Barnabé. OS IRMÃOS OS DEIXARAM VOLTAR EM PAZ. Não temos como saber se os líderes da igreja de Jerusalém tinham determinado um tempo para que eles fossem cumprir suas missões e voltassem para seus postos ali na região da Judéia. O que podemos deduzir do que nos é dito aqui é que os emissários da igreja de Jerusalém estavam liberados para voltarem as suas responsabilidades de antes, como líderes em Jerusalém. PARA OS APÓSTOLOS. Há quem diga que estes emissários enviados pelos líderes da igreja matriz de Jerusalém eram anciãos que estavam subordinados diretamente aos apóstolos de Jerusalém. Naquela época, a figura do pastor, era como se não existisse, sendo as lideranças locais chamadas de presbíteros ou de anciãos, que eram auxiliares diretos dos apóstolos. Como também há quem defenda que estes anciãos eram os setenta discípulos que foram comissionados por Cristo como pregadores (Lucas 10:1).

domingo, 13 de junho de 2021

Atos 15:30-31

Atos 15:30-31 - Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta. E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.
TENDO ELES. O escritor deste livro fala a respeito de Judas de Barsabás, que era irmão de José de Barsabás, ele que era um dos líderes importantes e respeitado na igreja de Jerusalém. Silas, que foi o segundo da equipe e que representava os líderes da igreja matriz. Barnabé, que era um missionário transcultural enviado pelos apóstolos para administrar a igreja gentílica em Antioquia da Síria, e por fim, Paulo, que desta vez foi bem recebido pelos apóstolos, e que estava ali para defender a Igreja gentílica. ENTÃO SE DESPEDIDO. Não temos como saber quanto tempo os missionários Barnabé e Paulo ficaram em Jerusalém, porem, o que podemos prevê é que aquela missão na igreja matriz foi importante para eles, e muito mais importante para as igrejas gentílicas. Agora era o momento de sair da igreja-mãe porque o que eles vieram buscar já havia recebido, e saíram de Jerusalém satisfeitos e vitoriosos na missão. PARTIRAM PARA ANTIOQUIA. Acreditamos que os corações dos missionários estavam batendo forte, com o sucesso da missão que vieram cumprir em Jerusalém. A vinda de Antioquia para se encontrarem com os líderes de Jerusalém deve ter sido de grande preocupação para Paulo e Barnabé, porque não tinham como saber o resultado daquela missão. Todavia, o retorno para a igreja gentílica de Antioquia da Síria era só alegria, e certamente os missionários estavam ansiosos por chegarem depressa lá. E AJUNTANDO A MULTIDÃO. A chegada dos missionários já era bastante esperada, porque a igreja de Cristo naquela cidade aguardava ansiosa, o resultado da consulta aos líderes de Jerusalém. Não temos como saber onde que aconteceu esta grande reunião de Paulo, Barnabé, judas de Barsabás e Silas, se foi na rua, se alugaram um espaço público, se foi em praça pública ou na residência de um irmão, difícil de saber. ENTREGARAM A CARTA. O mais importante naquele momento era justamente o documento que os apóstolos, os anciãos e a igreja de Jerusalém enviaram para a igreja irmã de Antioquia da Síria, porque esta carta serviria de acordo da igreja matriz com as demais igrejas coirmãs que surgiriam daqui para diante no mundo gentílico. Além de que este documento também serviria para debelar as discórdias dos judeus e gentios. E QUANDO A LERAM. Podemos conjecturar que este foi um momento de grande expectativa para todos que estavam presentes naquela grande reunião, e leram o seguinte: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. Pelo que se ver, não havia necessidade nem dos missionários terem ido a Jerusalém. ALEGRARA-SE PELA EXORTAÇÃO. Por essa reação da igreja gentílica de Antioquia da Síria, é correto dizer que estas coisas já eram praticadas pelos gentios convertidos ao cristianismo. Com isso, entendemos que nada mudou no estilo de vida dos irmãos que faziam parte da igreja de Cristo naquele lugar. No entanto, o resultado foi mais que positivo, porque agora Paulo estava municiado para defender os seus pontos de vistas quanto aos gentios convertidos ao cristianismo, em não guardarem a lei de Moisés.

Atos 15:29

Atos 15:29 - Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
QUE VOS ABSTENHAIS. Se comparado o montante dos mandamentos que haviam na legislação de Moisés, as proibições colocadas pelos líderes da igreja matriz de Jerusalém não significava quase nada. Provavelmente estas coisas já eram evitadas pelos cristãos legalistas, porque até certo ponto o novo cristianismo fundado por Cristo e desenvolvido pelos líderes da igreja primitiva guardavam as tradições mais importantes do judaísmo, até porque as Escrituras usadas por eles eram dos hebreus. DAS COISAS SACRIFICADAS AOS ÍDOLOS. Neste caso, Tiago aplica a mesma regra que já era praticada no judaísmo e que também já era adotada pelo mais recente cristianismo no tocante ao politeísmo. Uma das coisas mais abominável que o ser humano pode fazer contra o Deus único e verdadeiro, são a adoração e a veneração aos ídolos e as imagens de esculturas. Somente o Criador é digno de nossa adoração. E DO SANGUE E DA CARNE SUFOCADA. Essa era uma proibição do judaísmo, porque os judeus acreditavam que a vida estava no sangue, e a vida era de Deus, portanto, não deveria ser ingerida por ninguém. Nas culturas pagas havia outro conceito em que nos sacrifícios religiosos a carne era comida pelos participantes dos rituais de magia negra, enquanto que o sangue dos animais era oferecido aos seus ídolos ou demônios. E DA PROSTITUIÇÃO. Já no que diz respeito a esta proibição o judaísmo era mais flexível do que o cristianismo passou a adotar como disciplina, uma vez que para os seguidores do judaísmo, em determinado casos era permitido o concubinato, o que pode ser chamado em determinados casos de poligamia. Essa proibição dizia respeito ao adultério, a prevaricação, a fornicação e todos os tipos de pecados ilícitos do sexo. DAS QUAIS COISAS BEM FAZEIS. Geralmente os ensinadores da lei de Moisés sempre que faziam a exposição de qualquer parte dos seus estatutos ou mandamentos terminavam como que fazendo algum tipo de maldição a quem não cumprisse tais ordenanças. No caso dos gentios convertidos ao cristianismo, os líderes de Jerusalém não fizeram nenhuma ameaça, pelo contrário, foram brandos com eles, democráticos. SE VOS GUARDARDES. Da forma com que os cristãos legalistas estavam imponto, aqueles mesmo que vieram com Barnabé e Paulo para Jerusalém, não havia nenhuma condição dos gentios seguirem as regras. Porque eles queriam que eles fossem circuncidados e guardassem toda a lei de Moisés. Agora, o que esta carta requeria era algo que não atrapalhava em nada a vida dos gentios que agora eram cristãos. BEM VOS VÁ. Geralmente, as saudações nas correspondências de um judeu para outro era a paz de Deus. Nas saudações das cartas enviadas para as igrejas com judeus e gentios, normalmente a saudação seria a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo. Já em cartas enviadas para igrejas predominantemente composta por gentios a saudação seria a graça vos seja multiplicada. Neste caso, a saudação da igreja de Jerusalém para a igreja da Antioquia foi uma saudação no estilo da cultura romana do que cristão.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...