domingo, 20 de junho de 2021

Atos 17:19-20

Atos 17:19-20 - E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isto.
E TOMANDO-O, O LEVARAM. Realmente, os filósofos foram impactados com a pregação de Paulo, e podemos ter certeza que o apóstolo falou coisas extraordinárias a respeito de Jesus Cristo. Além do mais, o que Paulo falou sobre a vida após a morte, ou seja, sobre a ressurreição dos mortos, deve também ter causado espanto nos seus ouvintes, porque eles achavam que a vida se resumia apenas nesta existência terrena. Não sabemos se forçaram a Paulo ir ao Areópago, mas o levaram para lhe ouvirem. AO AREÓPAGO, DIZENDO. Este era um lugar que ficava próximo à praça onde Paulo estava pregando para os filósofos sobre Jesus Cristo e sobre a ressurreição dos mortos. O Areópago era uma colina alta de mais de cem metros de altura, onde o conselho municipal de Atenas se reunia para julgar as questões filosóficas e religiosas dos atenienses. No caso de Paulo, se tratava de uma questão de cunho mais religiosa. PODEREMOS NÓS SABER. Não que o missionário estivesse sendo julgado por suas opiniões, mas os filósofos queria conhecer mais sobre as ideias do pregador, e isso na presença do conselho municipal de Atenas. Tudo indica que todos os costumes da cidade de Atenas eram controlados pelos líderes da filosofia bem como pelas autoridades locais, que não aceitavam que novos conceitos fossem ensinados ali. QUE NOVA DOUTRINA É ESSA QUE NOS FALAS. Podemos observar que não há uma acusação negativa por parte dos filósofos contra o apóstolo dos gentios, porem, um tom forte de curiosidade, por parte daqueles que eram considerados os homens do conhecimento de Atenas. A pregação do evangelho feita por Paulo na praça pública chamou a atenção dos homens do saber, porque eles nunca tinham ouvido tal coisa. POIS COISAS ESTRANHAS. Ao falar sobre Jesus, certamente o pregador deve ter anunciado sobre sua obra perfeita de redenção, que traz consigo a esperança de perdão dos pecados, bem como a justificação das falhas praticadas pelos filhos dos homens, isso, mediante o sacrifício de expiação e propiciação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ninguém antes havia falado em Atenas sobre estas coisas. NOS TRAZES AOS OUVIDOS. Os entrevistadores de Paulo já haviam falado sobre todos os assuntos mais relevantes daquela época, mas nunca tinham ouvido falar das novas ideias trazidas pelo pregador do evangelho das boas novas de Cristo. Quem conhece o poder do evangelho da verdade não se espanta com o que estava acontecendo em Atenas, mas quem é incrédulo fica chocado com o poder do evangelho libertador. QUEREMOS, POIS, SABER O QUE VEM A SER ISTO. Não temos como saber quais as intenções reais deste interrogatório, se eles estavam querendo ou não colher provas para incriminar a Paulo. Mas lemos no final deste capítulo que o resultado foi positivo, em que muitos creram na pregação de Paulo. Atos 17:34 - Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros. Paulo pregou o evangelho com ousadia do Espírito Santo.

Atos 17:18

Atos 17:18 - E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.
E ALGUNS DOS FILÓSOFOS. A cidade de Atenas era de fato, naquele mesma época, o berço da filosofia, cultivando as inúmeras ideias de Sócrates, e seus sucessores, que apenas desenvolveram várias ramificações de suas teses filosóficas. Não há dúvida que Paulo conhecia os vários ramos da filosófica, que para ele, poderiam ser tomado por empréstimo para pregar verdades espirituais, com base na teologia judaico-cristã. Há quem diga que Paulo não combatia a filosofia, mas a compreendia teologicamente. EPICUREUS E ESTÓICOS. Sobre os filósofos epicureus, se fala que o mais conhecido foi Epicuro, seguido por Teodoro e Hegesias. Estes pensadores defendiam as teses do pleno materialismo, apoiados nas ideias de que este mundo se rege pelas leis naturais. Já os Filósofos estóicos, podemos citar os nomes de Zenão, Marco Aurélio, Sêneca, Epicteto e outros. O estoicismo defendia que tudo é Deus e Deus é tudo, panteísmo. CONTENDIAM COM ELE. Assim como Paulo debatia com os judeus na tentativa de provar, pelas Sagradas Escrituras dos hebreus que as profecias messiânicas se cumpriam em Jesus Cristo. Da mesma forma, Paulo se utilizava dos próprios argumentos dos filósofos para provar que Deus é a razão de tudo, e não que apenas as coisas desta vida é que são importantes. Paulo defendia que só há um único Deus. E UNS DIZIAM: QUE QUER DIZER ESTE PAROLEIRO? Os filósofos que já eram conhecidos na cidade de Atenas, e que suas ideias já vinham a muitos anos sendo defendidas como verdades, se sentiram ameaçados pelas pregações de Paulo, por isso tentavam lhe desclassificar o chamando de paroleiro. Essa designação feita ao apóstolo dos gentios era uma forma de dizer que ele não pregava coisa com coisa. PARECE QUE É PREGADOR DE DEUSES ESTRANHOS. Não, Paulo não era pregador de deuses estranhos, mas ele pregava a um único Deus verdadeiro Criador dos céus e da terra. Porem, no fundo, no fundo, o Deus que Paulo anunciava era estranho para os habitantes de Atenas, eles que de forma exagerada adoravam aos seus inúmeros ídolos e imagens de esculturas. Em seu discurso para mostra quem era o seu Deus. PORQUE LHES ANUNCIAVA A JESUS. A pregação de Paulo era sempre Cristocêntrica, voltada a mostrar quem na realidade era o Messias de Deus. Paulo não defendia seus próprios interesses como defendiam os filósofos suas próprias ideias ou forma de pensar, porque o objetivo principal do apóstolo de Cristo era mostrar o plano da salvação de Deus, por intermédio de Cristo, o Cordeiro de Deus com sua missão. E A RESSURREIÇÃO. Ao pregar sobre a ressurreição, podemos dizer que Paulo falava a respeito de Cristo como sendo a ressurreição e a vida (João 11:25), e que Jesus de Nazaré morreu de fato, mais ressuscitou de entre os mortos. Certamente ele falava que os salvos e redimidos por Cristo também hão de ressuscitar na eternidade. Porem, acima de tudo, Paulo também pregava que todos os filhos dos homens também hão de ressuscitar para comparecer diante do tribunal do juízo final para prestação de contas.

Atos 17:17

Atos 17:17 - De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.
DE SORTE QUE. Paulo estava esperando que seus companheiros de ministério chegassem de Beréia para a cidade de Atenas, a fim de lhe ajudarem no combate a idolatria que era algo praticado em larga escala na cidade de Atenas. Mas nem por isso, o apóstolo dos gentios ficou parado, mas sempre em atividade, demonstrando que o Deus vivo e Criador de todas as coisas estava atento a tudo que acontecia com os moradores daquela cidade. Paulo estava preparado para pregar o evangelho. DISPUTAVA. Apesar do apóstolo dos gentios ter uma chamada muito maior para pregar o evangelho da incircuncisão para os gentios, ou para os demais povos do mundo, mas nem por isso ele se negava a pregar também o evangelho da circuncisão para os seus compatriotas judeus. Essa disputa entre Paulo e os seguidores do judaísmo se dava porque o apóstolo de Cristo tentava provar que Jesus era o Messias. NA SINAGOGA. O centro mesmo do judaísmo era em Israel, de onde os seguidores da lei de Moisés comandavam as ações de proselitismo para o restante do civilizado daquela época. Depois dos cativeiros assírio e babilônico, os judeus ficaram espalhados por todo o mundo, e onde se concentrava uma comunidade de judeus, logo eles procuravam edificar uma ou mais sinagogas para realizarem seus rituais religiosos. COM OS JUDEUS RELIGIOSOS. Provavelmente estes judeus religiosos dizem respeito aos líderes locais das sinagogas judaicas, eles que eram representantes dos líderes de Jerusalém, e que seguiam a risca a legislação de Moisés. Como já era um costume do apóstolo dos gentios, sempre que ele chegava em um novo campo missionário, procurava a sinagoga dos judeus, e quase sempre tinha que debater com estes líderes do judaísmo, eles que não aceitavam os argumentos de Paulo sobre Jesus Cristo. E TODOS OS DIAS. Desde que teve um encontro libertador com Jesus de Nazaré na estrada de Damasco, e que se converteu ao verdadeiro cristianismo, que o apóstolo Paulo não parava de pregar o evangelho das boas novas de Cristo por onde passava. Estando em Atenas, e vendo a necessidade dos seus moradores de ouvirem as verdades do evangelho, então, este homem de Deus buscava pregar sobre o Salvador. NA PRAÇA. Os historiadores afirma que na cidade de Atenas haviam muitas destas praças públicas, onde os filósofos apresentavam suas teses, bem como os artistas apresentavam suas artes, e ainda os homens do saber defendiam suas retóricas. Percebendo Paulo que estes lugares públicos concentravam grande quantidade de cidadãos, ele aproveitava para apresentar o evangelho das boas novas de Cristo Jesus. COM OS QUE SE APRESENTAVAM. Paulo era um homem que tinha muitos conhecimentos sobre os assuntos gerais daquela época, além de acumular um vasto conhecimento das tradições religiosas, principalmente do tradicional judaísmo. Portanto, era um homem preparado para discutir sobre qualquer assunto daquela época. De forma que, podemos conjecturar que Paulo debatia com os homens mais sábios de Atenas, sempre com o objetivo de mostrar o plano maior da salvação.

Atos 17:16

Atos 17:16 - E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
E, ENQUANTO PAULO. Pondo os seus pés na cidade de Atenas, o apóstolo dos gentios já foi sentido que havia a necessidade urgente de reforço em sua equipe para realizar o que tinha de ser feito pelos moradores daquele lugar. Paulo já havia estado em muitos outros lugares desde que se convertera para o reino de Cristo e cada localidade apresentava suas próprias características de trabalho. O homem de Deus estava ansioso por ver que Silas e Timóteo depressa chegassem para lhe ajudar neste serviço. ESPERAVA. O verbo que o autor de Atos nos apresenta neste ponto do livro nos faz compreender que o apóstolo dos gentios sentiu que sozinha não adiantava se empenhar nos trabalhos de evangelização, mas que esperar a chegada dos seus companheiros de ministério era ser prudente. Este também era um momento certo para que o homem de Deus fizesse uma investigação e observasse os hábitos do povo. EM ATENAS. Esta cidade, além de ser próspera pelos seus recursos minerais, também ficou conhecida como um berço de grandes nomes da literatura de sabedoria e do conhecimento. Grandes e conhecidos nomes como os de Sócrates, Aristóteles e Plantão estão associados à cidade da cultura antiga Atenas. Portanto, o apóstolo não estava insensível, a todos estes valores, por isso mandou chamar a Silas e a Timóteo. O SEU ESPÍRITO. Ao observar o comportamento dos moradores daquela grande e importante cidade, o apóstolo dos gentios foi tocado em sua parte mais profunda do seu ser, por ver que aquela gente estava tão distante de Deus. Não há dúvida que o apóstolo sentiu no seu interior a grande necessidade de pregar sobre o evangelho das boas novas de Cristo, para que a libertação chegasse também ao espírito de todos. SE COMOVIA EM SI MESMO. Esta não era uma simples preocupação da parte do apóstolo dos gentios por tudo que ele estava vendo com seus próprios olhos, mas este estado de coisa produziu amargura no espírito de Paulo, angustia mesmo, ao ponto do servo de Cristo ficar profundamente comovido por aquela situação. Pela vontade do missionário de Cristo, ele destruía toda aquela falsa crença dos moradores de Atenas, implantando no coração de cada um deles a fé genuína em Cristo Jesus, o Salvador. VENDO A CIDADE TÃO ENTREGUE. Quando o escritor e Dr. Lucas fala a respeito da cidade, podemos deduzir que ele se reporta sobre os moradores de Antenas que estavam tão enganados nas suas crenças religiosas. É admirável como um povo tão voltado para o saber, para a arte e para a cultura, estivesse ao mesmo tempo, sendo enganas pelas mentiras dos falsos líderes religiosos do paganismo e do politeísmo. À IDOLATRIA. Já em se tratando da própria cidade de Atenas, é possível que o apóstolo Paulo tenha visto por todos os lugares os seus ídolos e as suas muitas imagens de esculturas, que representavam a diversidade de crenças politeístas que dominavam aquela gente. Uma das coisas mais abomináveis diante de Deus é justamente a idolatria aos ídolos e as imagens de esculturas. Tanto o judaísmo como o cristianismo verdadeiro, não aceitam que os seus seguidores sejam politeístas.

Atos 17:15

Atos 17:15 - E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.
E OS QUE ACOMPANHARAM PAULO. No versículo anterior, Lucas escreveu que os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar. Porem, agora, nos é dito que alguns dos líderes da igreja de Cristo que estava em Beréia acompanharam ao apóstolo dos gentios em sua viagem, não somente até ao próximo porto marítimo, mas muito além, até o próximo destino de sua missão. Há quem diga que Silas e Timóteo tenham ficado em Beréia, neste momento, para despistar que Paulo permanecia na cidade de Beréia. O LEVARAM ATÉ ATENAS. Podemos dizer que Atenas representava uma parte da Ática, um lugar de clima quase desértico, que só se desenvolveu por conta de suas atividades políticas, intelectuais, e pela exploração de mármore, das minas de prata e riquezas em argila. Era na realidade um costume na igreja primitiva que os missionários fossem acompanhados pelos líderes da igreja local até o próximo campo. E, RECEBENDO ORDEM. Não sabemos por que Lucas fez essa colocação no sentido que Paulo tenha dado ordem aos seus amigos que o acompanharam, porque de fato, o que Paulo fez foi solicitar o que passa a ser exposto logo em seguida. Quando estudamos as cartas do apóstolo dos gentios o vemos tratando de maneira muito gentios a todos aqueles que faziam parte de seus circulo de amizade, companheiros de ministério. PARA QUE SILAS E TIMÓTEO. Silas vinha acompanhando a Paulo desde Jerusalém, quando o apóstolo esteve na igreja matriz para tratar de assuntos ligados ao legalismo nas igrejas gentílicas. Já Timóteo foi chamado por Paulo para a missão um pouco mais tarde, mas que nas missões futuras passou a ser um filho na fé e companheiro de ministério muito importante para a evangelização no mundo gentílico daquela época. FOSSEM TER COM ELE. Paulo percebeu que sozinha não dava para fazer a grande obra que o Senhor o tinha chamado a realizar, as narrativas de sua missão no livro de Atos dos Apóstolos nos faz ver que ele sempre fez os trabalhos missionários com seus amigos de missão. A ausência de Silas e Timóteo, neste momento, representava grande prejuízo para o apóstolo dos gentios, ele que sempre estava sendo perseguido. O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL. Realmente não dá para se ter a certeza absoluta dos motivos pelos quais Paulo tenha deixado que Silas e Timóteo tenham ficado em Beréia, apesar das conjecturas que já expomos. O que podemos perceber agora, é que Paulo precisava com urgência da presença dos seus amigos com ele. Há quem diga que Paulo ao chegar em Atenas viu que naquele lugar havia muita coisa a se fazer na obra de evangelização, por isso solicita a presença de Silas e Timóteo com ele para lhe ajudar. PARTIRAM. Provavelmente, estes irmãos que acompanharam a Paulo de Beréia até Atenas eram líderes importantes da igreja de Beréia, que vinham demonstrando uma grande consideração pelo apóstolo dos gentios. No entanto, não podiam permanecer com Paulo, porque eram líderes locais da igreja de Beréia, que com a saída de Silas e Timóteo, a presença deles era mais que necessário para darem continuidade à obra.

Atos 17:13-14

Atos 17:13-14 - Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá, e excitaram as multidões. No mesmo instante os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali.
MAS, LOGO QUE OS JUDEUS DE TESSALÔNICA. Estes judeus invejosos de Tessalônica eram os mesmos que tumultuaram as vidas dos missionários naquela cidade, motivo pelo qual Paulo e seus companheiros de ministério tiveram que sair de Tessalônica e vir para Beréia. Atos 17:5 - Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo. SOUBERAM QUE A PALAVRA DE DEUS. Os líderes do judaísmo estavam bem articulados entre si, no sentido de combaterem o cristianismo em qualquer parte do mundo. Certamente a ordem partiu de Jerusalém para que os representantes do judaísmo em todas as partes do mundo daquela época. Apesar dos meios de comunicação não serem eficientes como nos dias de hoje, mas a notícia correu rápida. ERA ANUNCIADA POR PAULO EM BERÉIA. Lucas já nos informou que logo que os missionários chegaram em Beréia, Paulo procurou pregar a palavra de Deus para os seus compatriotas judeus como era seu costume. Atos 17:10 - E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Paulo tinha prazer em pregar o evangelho das boas novas de Cristo a todos. FORAM LÁ, E EXCITARAM A MULTIDÃO. Em Beréia, não foi diferente do que aconteceu em Tessalônica, em que os judeus buscaram tumultuar as coisas, com o objetivo de atrapalhar a missão de Paulo em pregar a palavra de Deus. Atos 17:8 - E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas. As autoridades romanas não permitiam qualquer tipo de levante social, porque temiam. NO MESMO INSTANTE OS IRMÃOS. Percebe-se que a partir de então, o apóstolo Paulo passou a ser o alvo principal dos judeus, porque aonde Paulo chegava se convertiam judeus ao reino de Cristo. Vendo os irmãos o perigo que Paulo enfrentava, então buscaram livrá-lo das mãos dos judeus. O mesmo que aconteceu com Paulo em Tessalônica, agora, estavam o enviando para outro lugar mais seguro e fora de perigo. MANDARAM A PAULO QUE FOSSE ATÉ AO MAR. A expressão em que Lucas fala que mandaram a Paulo até ao mar, isso representa que a igreja local que toma tal atitude para poupar o apóstolo dos inconvenientes. Como a colocação feita pelo escritor não fala de lugar específico, pode ser que Paulo tenha percorrido a estrade de Beréia a Dium, onde havia um porto, ou ainda até a cidade de Pidna, que não estava distante. MAS SILAS E TIMÓTEO FICARAM ALI. O fato de Silas e Timóteo ter ficado em Beréia nos faz pensar que a questão ou perseguição dos judeus era exclusivamente contra Paulo e não contra os demais. Há quem diga que o número de convertidos em Beréia foi grande, em que houve a necessidade de Paulo deixar seus amigos de ministério para cuidarem do discipulado cristão naquela cidade, o que deve ser o motivo correto.

Atos 17:11-12

Atos 17:11-12 - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.
ORA, ESTES FORAM MAIS NOBRES DO QUE OS QUE ESTAVAM EM TESSALÔNICA. O escritor do livro de Atos dos Apóstolos fala a respeito dos judeus que estavam na cidade da Beréia, para quem Paulo e seus amigos de missão se chegaram naquela cidade. Quando o texto afirma que os judeus de Beréia foram mais nobres, isso nos fala da forma educada como receberam a equipe, diferente dos judeus de Tessalônica. PORQUE DE BOM GRADO RECEBERAM A PALAVRA. Deus colocou graça no coração dos judeus para que dessem um bom acolhimento de princípio aos homens de Deus que estavam passando por Beréia com o objetivo de semear o evangelho de Cristo. Paulo não pregava suas próprias ideologias, mas buscava com grande esforço anunciar a palavra de Deus, ela só que poderia encontrar guarida nos corações dos ouvintes. EXAMINANDO CADA DIA NAS ESCRITURAS. Nas sinagogas eram nos dias de sábado que os judeus buscavam estudar com zelo as Sagradas Escrituras dos seus antepassados, principalmente a lei de Moisés. Mas nada impedia que procurassem a Paulo e seus companheiros de ministério todos os dias para examinar as Escrituras. Os cristãos primitivos não escolhiam das ou dias, mais sempre buscaram aprender mais. SE ESTAS COISAS ERAM ASSIM. Não temos dúvida que Paulo e os demais missionários faziam a exposição dos textos do Antigo Testamento, onde haviam profecias messiânicas, na tentativa de provarem que Jesus de Nazaré era realmente o Messias prometido por Deus. Certamente, Paulo tinha uma lista de textos já catalogados, em que apontava diretamente para o Messias de Deus, que se cumpriu em Jesus Cristo. DE SORTE QUE CRERAM MUITOS DELES. A paz que até então estava reinando entre os judeus de Beréia e a equipe de missionários cristãos foi o terreno propício para que o evangelho chegasse ao mais profundo dos corações dos judeus. E todos aqueles que receberam de bom grado a palavra de Deus pregada pelos homens de Deus creram de verdade, em tudo que as profecias messiânicas falavam sobre Jesus, o nosso Redentor. E TAMBÉM MULHERES GREGAS DA CLASSE NOBRE. É perceptível, neste livro de Atos, que o cristianismo fez uma abertura notável para a participação das mulheres na vida religiosa da igreja de Cristo. Estas mulheres nobres eram em muitos casos esposas de pessoas importantes do comercio local, bem como mulheres de fazendeiros, além das esposas dos altos oficiais das autoridades do império romano, a elite da sociedade. E NÃO POUCOS HOMENS. Em Beréia, assim como em outros lugares também, o evangelho havia alcançado os judeus, provavelmente os líderes do tradicional judaísmo local, grande parte das mulheres nobres daquele lugar, além dos homens da alta sociedade também, isso por meio da influencia de suas esposas. A missão de Paulo e seus amigos de ministério, estava andando de acordo com o que os homens de Deus desejavam, em que o resultado era salvação e libertação de vidas para Cristo Jesus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...