quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Romanos 5:15

Romanos 5:15 - Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
MAS NÃO É ASSIM O DOM GRATUITO. Louvamos a Deus por termos nascido neste tempo favorável, tão favorável que as portas da graça estão escancaradas para os que vieram a este mundo depois da manifestação do Messias de Deus sobre a terra. Os próprios filhos de Israel tinham que se submeterem as exigências da legislação de Moisés, que com o passar do tempo se tornaram impraticáveis. Já os que viveram antes da lei de Moisés tinham que lidar com a morte e outras consequências.

COMO A OFENSA. Antes do tempo da graça de Deus, os filhos dos homens tinham que enfrentar diretamente a justiça e a punição pelos seus próprios erros, e isso valia muito mais até mesmo para os filhos de Israel, em que pela quebra das regras da lei se tinha que colher os frutos amargos pela desobediência imediatamente. A severidade era o que prevalecia e o castigo não demorava a chegar aos filhos rebeldes.

PORQUE SE PELA OFENSA DE UM. Não há dúvida que o autor se reporta ao que aconteceu com o primeiro homem Adão, que tinha apenas um mandamento a cumprir, mas que terminou caindo em ofensa contra a ordem de Deus. Com isso, o que se percebe é que o mal passou a reinar sobre a vida de todos, porque a influência do diabo com os seus demônios passou a demarcar as práticas dos homens.

MORRERAM MUITOS. Paulo fala da morte, como primeira consequência imediata pelas transgressões cometidas durante o tempo antes da lei. No entanto, eram terríveis as consequências pela rebelião dos seres humanos. Os próprios filhos dos homens teriam que conviver com a lei da sobrevivência de forma horrível, e que uns matavam uns aos outros como se fossem animais devoradores, muitas guerras e etc.

MUITO MAIS A GRAÇA DE DEUS, E O DOM PELA GRAÇA. A chegada da nova dispensação implantada pelo Filho de Deus, Jesus Cristo, deu aos filhos dos homens a melhor e mais preciosa possibilidade de receber da parte de Deus todas as suas mais importantes bênçãos. A multiforme graça de Deus encerrou um velho ciclo para dar início em um novo jeito de Deus tratar com a humanidade com amor e compaixão.

QUE É DE UM HOMEM, JESUS CRISTO. Adão por meio de sua desobediência inaugurou um tempo em que a morte reinava. Moisés implantou a lei que os filhos de Israel, com o passar do tempo, não tinha condições de cumprir suas exigências. Porem, Cristo inaugurou um tempo favorável, em que a graça do Pai traz benefício para todos, até mesmo para o mais vil pecador, porque a graça é favor não merecido.

ABUNDOU SOBRE MUITOS. Por que Paulo fala sobre muitos e não sobre todos? Porque a fé não é de todos. Na realidade, a dom da graça está disponível para todos os seres humanos, porem, o Criador respeita o livre arbítrio de suas criaturas. Na nova dispensação, há uma aliança individual, em que o homem entra com a sua fé em Cristo Jesus e na sua obra perfeita de Salvação, enquanto que, Deus já fez o resto pelos filhos dos homens, quando deu seu Filho para redimir toda a humanidade perdida.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Romanos 5:14

Romanos 5:14 - No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
NO ENTANTO, A MORTE REINOU. Certamente, o apóstolo fala tanto da morte física, mais principalmente sobre a morte espiritual. A marte física passou a ser uma realidade no dia a dia dos moradores da terra. Já a morte espiritual não tem efeitos imediatos, porem, ela tem efeitos eternos na vida dos que pecam contra Deus e os seus mandamentos. Se a morte é consequência do pecado, isto nos faz entender que, o pecado também passou a prevalecer sobre os filhos dos homens de maneira geral.

DESDE ADÃO. Adão foi o primeiro homem criado por Deus sobre a face da terra, e já deste o primeiro homem, que o pecado e a morte passaram a ter domínio sobre os seres humanos. Se a morte, como consequência do pecado passou a reinar sobre os filhos dos homens, confirma então que todos pecaram contra a vontade do Criador de todas as coisas. De Adão a Moisés, somente Enoque escapou da morte.

ATÉ MOISÉS. Quando Paulo fala sobre Moisés, neste texto, ele se refere a legislação de Moisés, que ofereceu aos filhos de Israel a possibilidade de vencer a morte espiritual pela obediência aos mandamentos de Deus. Este era um dos principais objetivos da lei de Moisés, livrar os filhos de Abraão da morte espiritual, isso se eles guardassem as ordenanças de Deus. A lei foi importante, como gerador da vida para o povo de Deus.

ATÉ SOBRE AQUELES QUE NÃO TINHAM PECADO. Adão pecou de maneira expressa, porque havia um mandamento também bem claro da parte de Deus para ele. Gênesis 2:16-17 - E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Esta era a regra.

A SEMELHANÇA DA TRANSGRESSÃO DE ADÃO. Depois que Adão foi expulso do Jardim do Éden, as regras eram outras, porque Deus passou a colocar dentro do coração e da mente sua vontade para cada vida, o que podemos chamar de lei da consciência do bem e do mal, do certo e do errado. O fato de Adão ter comido da arvore do conhecimento, agora, ninguém era mais inocente diante da justiça de Deus.

O QUAL É A FIGURA. Quando Adão foi criado, diz a palavra de Deus que ele foi criado a imagem e semelhança do seu Criador. Gênesis 1:26-27 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou. A prática do pecado de Adão é que deformou esta perfeição do homem, e teve como consequência, a morte e tantos outros prejuízos.

DAQUELE QUE HAVIA DE VIR. Para recuperar a imagem e semelhança de Deus no homem, tinha que vir alguém perfeito, como era Adão antes de pecar contra o mandamento de Deus. Cristo cumpriu tais requisitos, porque ele não pecou, não falhou, nem se achou engano em suas palavras. Como também, todos aqueles que com fé se atiram aos braços de Cristo, são justificados pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, porque os remidos são justificados.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...