quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Romanos 5:15

Romanos 5:15 - Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
MAS NÃO É ASSIM O DOM GRATUITO. Louvamos a Deus por termos nascido neste tempo favorável, tão favorável que as portas da graça estão escancaradas para os que vieram a este mundo depois da manifestação do Messias de Deus sobre a terra. Os próprios filhos de Israel tinham que se submeterem as exigências da legislação de Moisés, que com o passar do tempo se tornaram impraticáveis. Já os que viveram antes da lei de Moisés tinham que lidar com a morte e outras consequências.

COMO A OFENSA. Antes do tempo da graça de Deus, os filhos dos homens tinham que enfrentar diretamente a justiça e a punição pelos seus próprios erros, e isso valia muito mais até mesmo para os filhos de Israel, em que pela quebra das regras da lei se tinha que colher os frutos amargos pela desobediência imediatamente. A severidade era o que prevalecia e o castigo não demorava a chegar aos filhos rebeldes.

PORQUE SE PELA OFENSA DE UM. Não há dúvida que o autor se reporta ao que aconteceu com o primeiro homem Adão, que tinha apenas um mandamento a cumprir, mas que terminou caindo em ofensa contra a ordem de Deus. Com isso, o que se percebe é que o mal passou a reinar sobre a vida de todos, porque a influência do diabo com os seus demônios passou a demarcar as práticas dos homens.

MORRERAM MUITOS. Paulo fala da morte, como primeira consequência imediata pelas transgressões cometidas durante o tempo antes da lei. No entanto, eram terríveis as consequências pela rebelião dos seres humanos. Os próprios filhos dos homens teriam que conviver com a lei da sobrevivência de forma horrível, e que uns matavam uns aos outros como se fossem animais devoradores, muitas guerras e etc.

MUITO MAIS A GRAÇA DE DEUS, E O DOM PELA GRAÇA. A chegada da nova dispensação implantada pelo Filho de Deus, Jesus Cristo, deu aos filhos dos homens a melhor e mais preciosa possibilidade de receber da parte de Deus todas as suas mais importantes bênçãos. A multiforme graça de Deus encerrou um velho ciclo para dar início em um novo jeito de Deus tratar com a humanidade com amor e compaixão.

QUE É DE UM HOMEM, JESUS CRISTO. Adão por meio de sua desobediência inaugurou um tempo em que a morte reinava. Moisés implantou a lei que os filhos de Israel, com o passar do tempo, não tinha condições de cumprir suas exigências. Porem, Cristo inaugurou um tempo favorável, em que a graça do Pai traz benefício para todos, até mesmo para o mais vil pecador, porque a graça é favor não merecido.

ABUNDOU SOBRE MUITOS. Por que Paulo fala sobre muitos e não sobre todos? Porque a fé não é de todos. Na realidade, a dom da graça está disponível para todos os seres humanos, porem, o Criador respeita o livre arbítrio de suas criaturas. Na nova dispensação, há uma aliança individual, em que o homem entra com a sua fé em Cristo Jesus e na sua obra perfeita de Salvação, enquanto que, Deus já fez o resto pelos filhos dos homens, quando deu seu Filho para redimir toda a humanidade perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...