sábado, 21 de agosto de 2021

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.
E PAULO FICOU DOIS ANOS INTEIROS. Este período aponta para suas primeiras atividades na capital do império romano, em que o apóstolo precisava para tomar suas posições futuras quanto ao que fazer na obra de Deus. De acordo com este texto, não temos como saber se por alguma vez foi convocado pelas autoridades judiciais de Roma, nem se ele participava diretamente das atividades da igreja local em Roma. NA SUA PRÓPRIA HABIRAÇÃO QUE ALUGARA. Sendo quem era, o grande apóstolo dos gentios, Paulo não mudou de opinião quanto a viver a sua própria custa, sem depender de salário da igreja de Cristo para fazer a obra de Deus. Se ele fosse um aproveitador da boa vontade do rebanho de Cristo passaria a morar a custa da igreja, cumprindo o papel de um mercenário e fazendo do seu ministério uma profissão. E RECEBIA TODOS QUANTOS VINHAM VÊ-LO. De acordo com o que Lucas escreve neste ponto, podemos pensar sobre duas possibilidades sobre o apóstolo Paulo. Primeira, que ele não foi bem acolhido pelos líderes da igreja cristã na cidade de Roma, e segundo, que ele foi proibido de sair de sua residência para visitar a comunidade cristã para exercer seu ministério. É mais forte o segundo argumento destacado aqui. PREGANDO O REINO DE DEUS. Uma coisa que fazia parte do próprio ministério de Paulo era a pregação do evangelho libertador do Senhor Jesus Cristo. E neste caso é bem possível que viesse lhe visitar muitos dos seus conterrâneos judeus para ouvirem o evangelho da circuncisão. Este foi um ministério exercido por João Batista, Pelo próprio Senhor Jesus, Por Paulo e deve ser o trabalho de todos os servos de Deus. E ENSINANDO COM TODOA LIBERDADE. Há quem diga que Festo, o procurador romano da Judeia tenha escrito para as autoridades romanas sobre o bom comportamento que tinha em Cesaréia o preso Paulo. Mas também podemos pensar que o centurião Júlio, que conduziu Paulo a Roma tenha solicitado um tratamento especial para o homem de Deus, isto porque o centurião viu que Paulo era de Deus. AS COISAS PERTENCENTES AO SENHOR JESUS CRISTO. Para os judeus, o apóstolo apresentava o evangelho da circuncisão, mostrando pelas Escrituras do Velho Testamento que Jesus de Nazaré era o Messias prometido por Deus e que veio na plenitude dos tempos para salvar o seu povo dos seus pecados. Para os gentios, Paulo pregava o evangelho da incircuncisão, mostrando a redenção de todos os homens. SEM IMPEDIMENTO ALGUM. Como se ver, tudo indica que os judeus da cidade de Roma não fizeram nenhum tipo de perseguição contra o apóstolo de Cristo. Já quanto às autoridades romanas, elas todas não tomaram nenhuma atitude, no sentido de proibir que Paulo pregasse a palavra de Deus para quem lhe procurasse. Já quanto a igreja do Cristo vivo na cidade de Roma, é razoável pensarmos que não havia nenhuma proibição dos irmãos visitarem a Paulo para ouvirem a palavra de Deus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...