sábado, 24 de março de 2018

1 Coríntios 11:27

1 Coríntios 11:27 - Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
PORTANTO, QUALQUER. O que o escritor deseja mesmo é que seus leitores tomem consciência que, a celebração da ceia do Senhor é um ato de comunhão coletiva de todos que fazem parte da igreja de Cristo. Não importa a posição de destaque que alguém ocupa perante a comunidade cristã, o mais valioso é que todos de igual modo possam estar de forma digna participando deste ato solene e precioso. Até na celebração da ceia do Senhor na igreja de Corinto havia partidarismo e faccionismo.

QUE COMER ESTE PÃO. Conforme já demostramos em comentários anteriores, no tempo em que esta carta foi escrita, possivelmente nas igrejas gentílicas eram feitas refeições coletivas em que os cristãos tinham a oportunidade de demostrarem sua comunhão com Cristo, comendo do que era servido para todos. Assim sendo, quem participava do comer do pão, era em memória dos sofrimentos que Cristo passou.

OU BEBER O CÁLICE. Assim como nas igrejas administradas pelos apóstolos de Jerusalém, onde o cálice era indispensável na celebração da santa ceia, porque até certo ponto era uma réplica da páscoa judaica. Nas igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, também tinha o cálice como elemento fundamental, até porque o cálice representava o sangue de Cristo que foi vertido em nosso lugar, expiação.

DO SENHOR. Tanto o pão como o cálice era do Senhor, porque estavam ligados diretamente a Jesus Cristo, ele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores. O senhorio de Cristo já era previsto mesmo antes de sua manifestação na terra (Daniel 7:14) e nas páginas do Novo Testamento isso é confirmado em inúmeras referências bíblicas. (Filipenses 2:0-11) nos ensina de como Cristo se tornou Senhor de todos e de tudo.

INDIGNAMENTE. A partir de então, Paulo começa a mostrar aos seus leitores que existem formas indignas de alguém tentar participar da ceia do Senhor e isso aponta em direção a um verdadeiro arrependimento para que alguém possa se tornar digna de voltar a participar deste ato solene. Com isso, o escritor aponta de que nem todos podem participar da ceia do Senhor, por isso ele aconselha um autoexame.

SERÁ CULPADO. Participar da ceia do Senhor é também um momento de sinceridade de cada um, no sentido de verificar se a pessoa pode ou não estar digna de receber o pão e o cálice do Senhor. Neste caso, ser culpado do corpo e do sangue de Cristo é a pessoa se encontrar em uma situação de plena desobediência ao evangelho de Cristo, e assim mesmo querer participar da ceia do Senhor, o que não deve fazer. Os celebrantes deste ato não deve ser juiz neste caso, mas a própria pessoa se examine.

DO CORPO E DO SANGUÉ DO SENHOR. No versículo vinte e dois deste mesmo capítulo, Paulo fala sobre aqueles que desprezavam a igreja de Deus, certamente por não respeitarem as normas estabelecidas para a casa de Deus. Agora, o apóstolo dos gentios diz que participar da ceia do Senhor de forma indigna é ser culpado do corpo e do sangue do Senhor. Com isso, Paulo quer dizer que era um desrespeito da parte de tal pessoa em não valorizar o sacrifício de Cristo e a sua vida que ele deu por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...