quarta-feira, 6 de março de 2019

Romanos 5:16

Romanos 5:16 - E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
E NÃO FOI ASSIM O DOM. Paulo fala do dom da graça de Deus que foi oferecida aos filhos dos homens por Deus, mediante a vinda do Messias prometido, Jesus de Nazaré, ele que também é chamado de Redentor da humanidade. De acordo com o evangelho da nova aliança, este dom também pode ser classificado de dom da salvação em que a obra perfeita de redenção realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo proporcionou para todos aqueles que creem em Cristo Jesus, o Salvador.

COMO A OFENSA. Certamente, o autor se reporta ao pecado praticado ainda no jardim do Éden pelo primeiro homem chamado Adão, ele que tinha apenas um mandamento a ser cumprido, “não comer da arvore do conhecimento do bem e do mal”, mas que em um ato de desobediência deliberada resolveu, por meio do seu livre arbítrio, ofender a soberania de Deus, quando foi influenciado pela prática do pecado.

POR UM SÓ QUE PECOU. Adão é o nome que vem na mente do apóstolo dos gentios, porque por meio dele toda a humanidade sofreu as mais terríveis consequências que possamos imaginar. Com o pecado de Adão, uma força que até então estava oculta na terra, passou a influenciar as ações de rebelião sobre os seres humanos. Porque o diabo com os seus demônios começou a construir o império do mal de das trevas.

PORQUE O JUÍZO VEIO DE UMA SÓ EFENSA. O pecado praticado por Adão contra a Deus foi algo que deferiu um golpe contra o governo de Deus. Porque até então, o Criador quem reinava sobre a vida de Adão. E com a desobediência da criatura contra o Criador, então, não deu outra, porque já havia uma sentença demarcada para a desobediência, o que não tardou em ser executada, com consequências horríveis.

NA VERDADE, PARA CONDENAÇÃO. Antes da lei de Moisés, a condenação era o juízo da morte, como consequência dos pecados cometidos, seja a morte física, como também a morte espiritual. Durante a lei, a condenação era ser banido por ser transgressor das exigências da legislação de Moisés. Hoje a condenação é a morte espiritual, mas principalmente a destinação eterna para a segunda morte no inferno.

MAS O DOM GRATUITO VEIO DE MUITAS OFENSAS. Os estudiosos da soteriologia, ou seja, da doutrina da salvação, compreendem que a nova aliança da graça de Deus, pelo evangelho das boas novas de Cristo é a melhor e mais preciosa aliança de Deus com a humanidade, porque a multiforme graça de Deus superabundou em meio ao caos. Tudo convergia para o juízo, quando Deus resolveu manifestar sua graça salvadora.

PARA JUSTIFICAÇÃO. Quando a graça de Deus se manifestou por meio do seu Messias foi na verdade o maior ato de amor, bondade e misericórdia de Deus para com sua criação, principalmente para os filhos dos homens. Desde Adão, até a vinda do Emanuel de Deus, foram praticadas incontáveis ofensas pelos seres humanos contra a vontade de Deus. A expectação de juízo era premente, porque a medida da justiça de Deus estava cheia. No entanto, prevaleceu o amor de Deus por todos os viventes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...