quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Atos 13:25

Atos 13:25 - Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés.
MAS JOÃO. Israel se encontrava em uma situação deplorável em termos de comunhão com Deus, ao ponto do Senhor vir dando um silêncio profético de mais ou menos quatrocentos anos. O aparecimento de João Batista deveria servir de termômetro para os judeus sobre a manifestação do Messias enviado de Deus, no entanto, seus corações endurecidos pelo sentimento de rebelião não lhes permitiu ver que João era o precursor do Cristo de Deus. João veio preparar o caminho de Cristo e suas veredas. QUANDO COMPLETAVA SUA CARREIRA. João Batista, como todos os que foram enviados por Deus não nasceu de forma aleatória nesta terra, mas ele veio cumprir sua missão de como último profeta da antiga dispensação e primeira da nova aliança de Deus com a humanidade avisar que o reino de Deus estava entre os homens, isso por meio do Emanuel, que nada mais era do que Deus entre os homens e para os homens. DISSE: QUEM PENSAIS VÓS QUE EU SOU? Esta pergunta era a mesma que permeava os pensamentos do povo e dos líderes religiosos de Israel sobre João Batista. João 1:19 - E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem: Quem és tu? O ministério de João Batista despertou pelos menos a expectativa sobre o aparecimento do Messias. EU NÃO SOU O CRISTO. As respostas do João: João 1:20-23 - E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo. E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. Disseram-lhe pois: Quem és? para que demos resposta àqueles que nos enviaram; que dizes de ti mesmo? Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías. MAIS EIS QUE APÓS MIM. Mateus 3:11-12 - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. Os judeus deveriam ter crido nEle. VEM AQUELE. João 1:26-28 - João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis. Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca. Estas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando. Logo depois que João foi entregue a prisão para morrer, Jesus começou seu ministério. A QUEM NÃO SOU DIGNO DE DESATAR AS ALPARCAS DOS PÉS. Paulo não estava presente quando João Batista pronunciou estas palavras, mas, certamente tomou conhecimento do ocorrido por meio da tradição oral. Esta colocação feita pelo precursor do Messias, João Batista, nos fala de sua humildade diante do Filho de Deus. Mas, acima de tudo, esta declaração de João nos ensina da grandeza do Messias de Deus, grandeza esta que deveria ter despertado os judeus a crerem em Jesus, o Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...