quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Atos 13:23-24

Atos 13:23-24 - Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel. Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo do arrependimento.
DA DESCENDÊNCIA DESTE. Há várias referências nas páginas do Novo Testamento que nos fala a respeito de Jesus Cristo como filho de Davi, conforme podemos ler em Romanos 1:3 - Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne. Apocalipse 22:16 - Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. Mateus 12:23 - E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi? CONFORME A PROMESSA. Essa promessa Deus fez ao seu servo Davi já em sua velhice que dos seus lombos levantaria o Cristo. 2 Samuel 7: 12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. Todos os judeus sabiam que esta palavra dizia respeito ao Messias de Deus e não a Salomão. LEVANTOU DEUS A JESUS. Observamos agora que Paulo havia feito o seu sermão com uma síntese sobre a história de Israel, destacando por fim o rei Davi para anunciar aos seus ouvintes o nome de Jesus como a coroa da importância dos hebreus. Apesar de todas as provas e sinais que Jesus deu durante a sua vida e ministério, os judeus tinham uma tremenda dificuldade para crer que Ele era o Messias prometido. PARA SALVADOR DE ISRAEL. O nome Jesus era uma transliteração do nome de Josué, e quer dizer: Aquele que veio para salvar seu povo dos seus pecados, conforme aprendemos em (Mateus 1:21). Sabemos que Jesus é o Salvador da humanidade, porque a nova aliança da graça era para todos os povos, mas essa missão teve seu início para com os judeus. Veio para o que era seu, e a igreja teve seu início em Israel. TENDO PRIMEIRAMENTE JOÃO, ANTES DA VINDA DELE. Paulo faz lembrar mais uma profecia do Velho Testamento a respeito do precursor de Cristo. Isaías 40:3 - Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai no ermo vereda a nosso Deus. João Batista era este precursor de Jesus que antes da manifestação de Cristo aos filhos de Israel pregou sobre a chegada do reino de Deus e de Cristo Jesus. PREGADO A TODO O POVO DE ISRAEL. Mateus 3:1,5-6 - E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia. Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão. E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. Apesar de ter tido um ministério curto, mas o precursor do Messias de Deus teve a oportunidade de pregar o evangelho para o seu povo. O BATISMO DE ARREPENDIMENTO. Mateus 3:2,6,11 - E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. O arrependimento fala de mudança de atitude, transformação de vida e regeneração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...