quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Atos 13:26

Atos 13:26 - Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação.
HOMENS IRMÃOS. Desde os primórdios da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros, porque sabem que todos têm a sua origem em um mesmo troco chamado Adão e Eva. Já no que diz respeito aos hebreus, todos se consideravam irmãos porque os judeus se vangloriavam de virem dos patriarcas mais ilustres Abraão, Isaque e Jacó. Essas tradições passaram para o cristianismo, porem, com um conceito mais avançado, uma vez que somos todos irmãos, filhos de Deus. FILHOS DA GERAÇÃO. Certamente Paulo fala a respeito de todos aqueles que tiveram o privilégio de ouvirem o evangelho das boas novas de Cristo. João Batista, como precursor do Messias de Deus fez um trabalho de pregação sobre o reino de Deus que todos tiveram a oportunidade de ouvi-lo. O Senhor Jesus muito mais, exerceu plenamente seu ministério por todo o país de Israel, pregando sobre o reino de Deus. DE ABRAÃO. Essa colocação feita por Paulo neste texto fala literalmente sobre os judeus como descendentes do patriarca mais ilustre daquela nação que era o amigo de Deus Abração. Mas, podemos também conjecturar que o pregador atenta para os seguidores do tradicional judaísmo, uma vez que, o pacto da circuncisão teve seu início com Abraão e todos que faziam parte da sua família. Há nisto uma conotação religiosa. E OS QUE DENTRE VÓS TEMEM A DEUS. No caso de Abraão e o pacto da circuncisão, foram todos participantes, inclusive os que estavam em sua casa, incluindo os seus trabalhadores. No caso dos judeus, desta época em que Paulo conviveu, bem como Jesus também, somente os verdadeiros descendentes de Abraão participavam plenamente do judaísmo, todavia, os que temiam a Deus, gentios, eram apenas prosélitos do judaísmo, com muitas restrições no templo e também nas celebrações. A VÓS VOS É ENVIADA. Paulo via como bastante privilegiada a geração do primeiro século de nossa era cristã, principalmente dos judeus, porque ouviram o evangelho por João Batista, muitos tiveram o privilégio de verem e ouvirem pessoalmente o Verbo de Deus, além de que, o grupo dos apóstolos prevalecia pregando o evangelho de Cristo Jesus aos judeus por todos os meios. Deus foi generoso com aquela geração. A PALAVRA. São inúmeras as profecias messiânicas no Velho Testamento anunciando a chegada do Verbo de Deus, Jesus Cristo, que era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens para pregar para os homens. Não há dúvida que esta palavra é uma referência direta ao evangelho da graça de Deus, por meio do qual o mais vil pecador é liberto do pecado e da morte. A palavra de Deus estava sendo anunciada em todo o Israel de Deus, e agora, por meio do ministério de Paulo e Barnabé também aos gentios. DESTA SALVAÇÃO. Os profetas, João Batista, Jesus Cristo, os apóstolos, Barnabé, Paulo e todos os líderes da igreja primitiva traziam consigo o plano de Salvação de Deus para a humanidade, mediante a obra perfeita de Redenção, realizada pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo. Paulo desejava convencer aos seus ouvintes que sua mensagem era a revelação da palavra de Salvação, por meio de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...