quinta-feira, 18 de julho de 2019

Apocalipse 18:7

Apocalipse 18:7 - Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, foi-lhe outro tanto de tormento e pranto; porque diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e não verei o pranto.
QUANTO ELA SE GLORIFICOU. A história conta-nos que os imperadores e a elite das autoridades do império romano viviam a se banquetearem a custa das altas cargas tributárias que cobravam dos países colônias. Com o império religioso de Roma, não foi diferente, quando assumiu o lugar definitivo do império político, então, seu mais alto clero passou a terem vida de pompa, por meio das riquezas tomadas de todas as nações do mundo. Foram tantos os artifícios para arrecadação de fundos e dinheiro.

E EM DELÍCIAS ESTEVE. A luxúria passou a ser algo normal nas fileiras da burguesia religiosa do império religioso de Roma, em que a nata do clero sempre desfrutou da melhor vida possível. Com a exploração dos fiéis em todas as nações do mundo, o ouro passou a ser utilizado até para que as paredes das igrejas fossem banhadas, além dos objetos de culto, como os ídolos e as imagens de esculturas, e tudo mais.

FOI-LHE OUTRO TANTO DE TORMENTO E PRANTO. Mas, no tempo do fim, tudo que este livro descreve sobre a grande prostituta espiritual vai acontecer, e são quase três capítulo, que o Apocalipse dedica, somente para delatar a queda do império religioso de Roma. Tormento e prato para esta dimensão terrena, porem, tormento e pranto para a eternidade dos seus líderes, bem como para todos que seguem suas heresias.

PORQUE DIZIA EM SEU CORAÇÃO. O império político de Roma, nos seus primeiros três séculos de existência, jamais imaginaria que chegaria a ruir, todavia, depois do século quatro foi definhando. Do mesmo modo, o império religioso de Roma, que se tornou a maior religião do mundo, nem cogita em cair, se acabar e ruir. No entanto, é inevitável a derrocada, porque Deus cumpre sua palavra, no tempo determinado por Ele.

ESTOU ASSENTADA COMO RAINHA. Politicamente falando, como projeto de perpetuação no poder, a migração ou fusão do império político para o império religioso deu certo, e as pessoa nem perceberam este feito político religioso. E quem conhece bem a história das religiões sabe que o império religioso se expandiu em todas as direções, vindo a exercer o monopólio em todos os povos, nações e línguas.

E NÃO SOU VIÚVA. Essa é uma metáfora do escritor para falar sobre o que se chama de desamparo social. Nos tempos de hoje, em nosso país, as viúvas não são desamparadas, pois ficam recebendo uma pensão dos seus maridos falecidos. Mas nos tempos antigos, as viúvas eram desamparadas. Em suas cogitações, o império religioso de Roma, nunca pensou em ser desamparada, porem, isso já está determinado.

E NÃO VEREI O PRANTO. Esta é uma linguagem simbólica utilizada por João para expressar o pensamento do grande império religioso de Roma, quando seus líderes imaginam que nunca serão atingidos pelo desprezo dos povos, e que jamais serão desamparados pelos seus adeptos ou prosélitos. A verdade escatológica do livro do Apocalipse anuncia com veracidade a ruína e a queda do grande império político religioso de Roma. E quem prevê o desastre futuro de falsa religião é o Todo-poderoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...