quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Apocalipse 1:16

Apocalipse 1:16 - E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.
E ELE. O autor se refere ao Cristo glorificado em sua majestade celestial. Ele a quem pertence toda a revelação deste livro escatológico dos acontecimentos que estão previstos para se cumprirem nos últimos dias. Ele que tem a voz com o som de uma trombeta e de muitas águas. Ele que virá brevemente para arrebatar a sua igreja e assumir um papel importantíssimo para Israel, como Rei dos reis e Senhor dos senhores. E como tal, já está determinado que haverá de reinar mil anos sobre a terra. Ele que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

TINHA NA SUA DESTRA SETE ESTRELAS. Estas estrelas nos falam de seres angelicais que estão a serviço de Cristo e do seu reino. Durante a grande tribulação será notória a participação destes seres celestiais em cumprirem tarefas determinadas pelo Rei e Senhor Jesus Cristo. Como também há quem diga que estas sete estrelas se refiram aos sete espíritos que estão diante do trono de Deus, citados no verso quatro deste mesmo capítulo do Apocalipse. Seja como for, o certo e que estes seres espirituais estão em posição de obedecerem aos comandos do Cristo de Deus. Eles estão à destra de Cristo porque receberam autoridades delegadas para cumprirem ordens.

E DA SUA BOCA SAIA. Neste ponto, o autor volta sua atenção para a personagem principal desta passagem bíblica que é justamente o Cristo glorificado. Agora, ele destaca a boca do que falava aquelas palavras como que o som de muitas águas ou como o som de trombeta. Certamente o autor se reporta a este fato para destacar as palavras que estão sendo pronunciadas pelo Cristo de Deus e que terão o seu fiel cumprimento. Foram destas palavras que saíram da boca de Cristo que o escritor tirou o conteúdo das profecias escatológicas que estão contidas na mensagem deste livro. O foco principal do autor é efetivamente a mensagem de credibilidade do livro.

UMA AGUDA ESPADA DE DOIS FIOS. Esta figura de linguagem alegórica utilizada pelo autor deste livro sagrado nos fala a respeito das palavras de julgamento que são pronunciadas pelo Cristo glorificado. E na verdade mais de oitenta por cento do conteúdo deste livro são profecias de julgamento para os últimos dias, e que se referem na sua maior parte ao período da grande tribulação. E estas profecias de julgamento servem nos dias de hoje como alerta para que a igreja se prepare para o arrebatamento e também é uma revelação fiel do que de fato há de acontecer no futuro. Depois que a igreja sair do planeta terra, coisas terríveis hão de acontecerem.

E O SEU ROSTO ERA COMO O SOL QUANDO NA SUA FORÇA RESPLANDECE. O autor se refere ao rosto de Cristo em seu estado glorificado e o escritor aos hebreus 1:3 nos ensina de que Cristo reflete a glória de Deus. Os anjos de Deus também tem rostos resplandecentes (Apocalipse 10:1). O mesmo também é dito sobre os justos, em que o próprio Cristo falou que eles resplandecerão como o sol (Mateus 13:43). No caso de Cristo, isso fala do quanto ele foi exaltado pelo próprio Deus, como também se refere a sua autoridade, seu domínio, seu poder, sua glória e majestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...