quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Apocalipse 1:14

Apocalipse 1:14 - E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo.
E A SUA CABEÇA. O autor continua escrevendo sobre sua visão beatifica do Cristo glorificado e neste ponto fala da maturidade do Filho de Deus. Não por ser velho em idade, porque o Cristo de Deus nunca há de ficar velho, até porque ele é eterno e assumiu sua plenitude de divindade para não mudar jamais, por isso que se diz: Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Mas, a visão diz respeito às qualidades do Filho de Deus como alguém que pondera em seus feitos e ações, no sentido de agir pela razão e não pela emoção. Os feitos de Cristo são feitos com justiça e sabedoria.

E CABELOS ERAM BRANCOS. Conforme nos revela a história do cristianismo, Jesus de Nazaré foi crucificado com seus trinta e três anos de idade, portanto, em pleno vigor de sua juventude. Todavia, como o autor está usando uma figura de linguagem se faz necessário uma interpretação mais próxima possível do que ele realmente estava querendo dizer. As sagradas escrituras em seu sentido teológico neste ponto fala sobre alguém com experiência, e o Cristo glorificado é visto como um sacerdote de longa experiência para servir bem e com inteligência em favor de Israel diante de Deus.

COMO LÃ BRANCA. Porque o livro do apocalipse usa tanta linguagem simbólica? Os comentaristas bíblicos explicam de que o Apóstolo, por ser um prisioneiro importante do império romano, ele era mantido vigilante durante todo tempo por dois soldados romanos, além de que, suas correspondências eram conduzidas pelas autoridades romanas que só entregavam aos destinatários, depois de lidas e analisadas. E para que eles não compreendessem o conteúdo, assim ele escreveu João.

COMO A NEVE. O fato dos cabelos da personagem da qual o autor esta falando ser branco com a lã e como a neve, nos fala da pureza de pensamento do Filho de Deus, além é claro de sua sabedoria em se conduzir naquilo que faz e executa em beneficio do seu povo, e de sua forma santa de servir a Deus, o Pai, como sacerdote eterno segundo a ordem de Melquizedeque. O Cristo de Deus, no período do cumprimento futuro das profecias escatológicas deste livro terá um papel fundamental para Israel, como profeta de Deus, como sacerdote eterno e como Rei da descendência de Davi.

E OS SEUS OLHOS. O autor não está se referindo a olhos físico ou orgânico que faz parte do corpo de um ser humano comum. Mas, certamente ele está se referindo a visão global do Filho de Deus, e de como ele vê as coisas. E isso também diz respeito aos atributos da Onipresença e Onisciência do Cristo glorificado. Ele que ver e sabe de todas as coisas, porque ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.

COMO CHAMAS DE FOGO. Esta mensagem nos fala da forma radiante em que o Filho de Deus ver e do brilho intenso de sua visão. Esta figura de linguagem também fala sobre o aspecto perscrutador do olhar do que julga. Nesta dispensação Cristo é o Cordeiro de Deus, mas depois do arrebatamento ele é apresentado como juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...