quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Apocalipse 1: 13

Apocalipse 1: 13 - E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.
E NO MEIO DOS SETE CASTIÇAIS. O vidente começa a partir de então a ter uma visão do Jesus glorificado, assim como ele se encontra a destra de Deus nas maiores alturas. O número sete dentro das revelações do apocalipse tem um significado de plenitude da verdade de Deus. O fato de Cristo está no meio dos sete castiçais nos fala de que ele deve ocupar o centro das atenções em todos os aspectos. Os castiçais faziam parte dos elementos do culto de adoração ainda na velha dispensação, como Israel neste tempo do cumprimento das profecias apocalípticas estará em evidência, também serão retomadas as liturgias do período das celebrações judaicas. Os castiçais com suas lâmpadas acessas representam também a presença do Senhor no meio do seu povo, assim como acontece hoje com a presença do Espírito Santo.

UM SEMELHANTE AO FILHO DO HOMEM. Quando a mensagem fala sobre “semelhante” não quer dizer a mesma coisa, até porque o Cristo de Deus nesta visão não é mais humano, como quando em sua encarnação entre os homens. Mas, para que o apóstolo identificasse que aquele era o mesmo Cristo, Emanuel, Deus entre os homens, ele usou esta figura de linguagem bem conhecida sobre o Senhor Jesus, nos tempos da igreja primitiva. João estava diante do Cristo de Deus, aquele mesmo que se fez homem e habitou entre nós, agora, no entanto, de forma glorificada e exaltada por Deus. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

VESTIDO ATÉ AOS PÉS. A partir deste ponto, o vidente passa a ter uma visão de Jesus como Sacerdote, Profeta e Rei. Esta era a figura de um sacerdote da antiga dispensação em seus serviços religiosos prestados a Deus. Todos aqueles que conhecem a mensagem das boas novas do evangelho sabem de que com a implantação da nova dispensação para a igreja, temporariamente foi cancelada a aliança da lei com os israelitas e Deus. Até que o tempo da graça venha a passar com o arrebatamento da igreja. Desta forma, no tempo do cumprimento das profecias deste livro, Jesus será o sacerdote, profeta e rei de todo o povo de Deus.

DE UMA ROUPA CUMPRIDA. Era justamente desta forma que se vestiam os sacerdotes da antiga aliança judaica com Deus. Eles procuravam se destacar dos demais cidadãos comuns pela sua maneira de se vestirem. Esta figura de linguagem se referindo a Jesus como sacerdote do reino dos céus nos fala sobre sua santidade e sua pureza e disposição em servir de intercessor e medianeiro entre o povo e Deus.

E CINGIDO PELOS PEITOS COM UM CINTO DE OURO. Agora, aparece a figura de um rei em sua posição de autoridade. O Cristo de Deus voltara na sua segunda etapa como Rei dos reis e Senhor dos senhores justamente para estabelecer o seu reino milenial sobre toda a terra. Já nas profecias messiânicas mais antigas Deus prometia que o seu Cristo seria o Rei da descendência de Davi. E isso neste tempo será real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...