quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Apocalipse 1:19

Apocalipse 1:19 - Escreve, pois, as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder.
ESCREVE, POIS. O apóstolo João, que neste livro também é conhecido como o vidente, teve uma participação importante na autoria dos escritos do novo testamento. Ele escreveu longamente sobre a biografia de Jesus Cristo no seu evangelho, em que com muito cuidado apresenta os sinais do Filho de Deus, como prova de que ele era o Messias prometido. Além do mais ele teve o privilégio dado por Deus de escrever outras três cartas, chamadas cartas pastorais, ou epístolas universais, em que trada dos ensinos que ele transmitiu pessoalmente ou por escrito a igreja primitiva e de todos os tempos. A ordem que o Cristo de Deus deu ao apóstolo enfraquece a tese dos ascéticos que defendem de que a bíblia é uma obra de homens e fortalece o lema de que a bíblia contem de fato a palavra de Deus, e não é fruto da mente dos homens.

AS COISAS QUE TENS VISTO. Há quem diga que esta indicação de Cristo ao seu servo João se refira ao conteúdo do seu evangelho e suas três cartas pastorais, que falam justamente de tudo aquilo que o apóstolo presenciou durante a vida e ministério do Senhor Jesus, além é claro do que vinha acontecendo com o desenvolvimento da igreja primitiva, que ainda estava em andamento. No entanto, o argumento mais forte é dos que defendem de que se trata do que o apóstolo estava vendo em sua visão de momento e dos eventos futuros que ainda haverão de acontecerem, mas que já estava sendo desvendados pelas visões dadas ao vidente pelo Cristo glorificado. Seja como for, certo é de que João tinha visto muita coisa acontecer e nos conta em detalhes.

AS QUE SÃO. Grande marte ou a maioria dos comentaristas bíblicos assumem a defesa de que estas “coisas que são” sobre as quais se refere o autor, dizem respeito ao tempo que estava se dando as revelações. E principalmente dizem respeito aos eventos próprios da introdução do livro do Apocalipse, que são os seus cinco primeiros capítulos. Estas “coisas que são” estavam se dando naquele momento da vida do apóstolo João que em experiência profunda de espiritualidade tinha contato com o Cristo glorificado e suas revelações dos mistérios do reino de Deus. Observa-se que nestes primeiros capítulos o apóstolo estava em contato com o que estava acontecendo entre ele e Cristo e o que de fato estava ocorrendo com sua igreja.

E AS QUE DEPOIS DESTAS. Neste ponto, o autor faz referência ao conteúdo de maior porte do seu livro do Apocalipse, que são justamente os eventos escatológicos das profecias futurísticas do seu livro das revelações. A partir do capítulo seis até o seu final nos falam de coisas que vem acontecendo desde a escrita deste livro.

HÃO DE SUCEDER. Mas, a maioria das profecias deste livro do Apocalipse ainda hão de se cumprirem, principalmente depois do arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, no tocante ao período terrível da grande tribulação. A história futura da humanidade terão capítulos tristes de destruição por conta de sua rebelião contra Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...