quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Apocalipse 1:18

Apocalipse 1:18 - E o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.
E O QUE VIVO. São várias as referências bíblicas que nos falam de Cristo como sendo o Senhor da vida. Por exemplo: João 1:4 - Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. Ainda em João 11:25 - Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá. Como Criador (João 1:1-3), o Cristo de Deus é de fato a fonte da vida, com isso subtende de que todas as demais formas de vidas têm a sua origem nele. Até mesmo aqueles que já morreram no Senhor hão de voltar a viver novamente no dia do arrebatamento da igreja pelo poder vivificador do Cristo de Deus que é a vida. É nele que se emanará a verdadeira vida, chamada de vida eterna, uma vez que aqueles que forem por ele chamados, não morrerão jamais.

FUI MORTO. O Cristo glorificado faz lembrar ao apóstolo João de que ele é o mesmo que foi morto na cruz do Calvário, em morte de expiação. Antes mesmo da sua vinda como sendo o Messias de Deus, já estava predito sobre a morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele foi morto em nosso lugar Isaias 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isso foi o sacrifício voluntário de Cristo para nos salvar.

MAIS EIS AQUI ESTOU VIVO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. A ressurreição de Cristo teve uma importância fundamental como prova de que ele era de fato o Emanuel de Deus, o Messias mesmo. Na história de Israel, apareceram muitos outros dizendo que eram o Messias, porem, todos morreram e não ressuscitaram. Com Jesus de Nazaré foi diferente, ele foi morto como sendo o Cordeiro da expiação, e ao terceiro dia ressuscitou para nunca mais morrer. Se Jesus não tivesse ressuscitado de entre os mortos seria mais um dos profetas que surgiram na história de Israel, que teria morrido como herói, e nada mais. Mas sua ressurreição foi um grande sinal e uma prova incontestável de que realmente ele era o Messias de Deus, já prometido.

E TENHO AS CHAVES DA MORTE. O evangelho nos fala sobre a descida de Cristo ao Hades no intervalo entre a sua morte e ressurreição e a tradição do cristianismo nos ensina de que ele tomou a chave do inferno das mãos de satanás. Neste ponto, o autor escreve sobre a morte como sendo o que o evangelho chama de inferno ou lugar dos mortos sem Deus e sem Cristo. Com isso entendemos que o inimigo de Deus e das nossas almas é um derrotado pelo fato de que não tem nem mesmo a chave de sua própria casa que é o inferno. Portanto, Cristo é Senhor da vida e da morte.

E DO HADES. A palavra Hades é a mesma coisa que inferno, segunda morte ou Geenas eterna e ainda lago de fogo. Hades no velho testamento e inferno no novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...