quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Apocalipse 1:12

Apocalipse 1:12 - E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro.
E VIREI-ME. Um pouco antes, o autor nos fala que apenas ouviu uma vós que com ele falava: Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta. Agora, ele nos faz saber que precisava ver a quem falava com ele. Não se sabe o modo como o escritor se movimentou para ver aquela visão, se de forma brusca ou lenta, mas é interessante destacar que ele não se contentou simplesmente em ouvir a voz do Senhor Jesus glorificado, ele desejava rever aquele com quem andou durante seu ministério e viu sua pessoa face a face.

PARA VER. Um pouco antes, o autor apenas usou um dos seus sentidos, o da audição, para ouvir aquela voz estrondeante como de trombeta que com ele falava. De princípio, o escritor não teve a coragem ou ousadia para contemplar o que estava diante de sua pessoa. No entanto, tomou ânimo e coragem para ter esta visão beatifica do Filho de Deus glorificado como estava. Ele queria ver como estava a pessoa mais magnífica de todo o universo. Não mais como o simples Jesus de Nazaré, que por causa da redenção tomou a forma humana, mas agora estava cheio de glória.

QUEM FALAVA COMIGO. A vós que o apóstolo estava ouvindo, dava para entender que não era de um simples mortal qualquer. Todavia, dava a entender que alguém poderoso e divino estava a lhe dirigir aquelas palavras. Certamente vieram na mente e no pensamento do vidente João, todos os ensinos e pregações do Mestre da Galiléia, Jesus Cristo, e quem sabe por um instante ele pensou que aquela vós seria mesmo do seu Salvador, o Senhor Jesus. Este foi um momento importantíssimo na vida de João, porque mesmo em uma situação difícil, por estar preso, mas Jesus falava com ele.

E, VIRANDO-ME, VI. A partir de então começa o desvendar visionário do livro do Apocalipse, que também é conhecido como o livro das visões escatológicas das coisas que hão de acontecerem nos últimos dias. Este tipo de visão espiritual não é a mesma coisa da visão física, que contempla apenas as coisas materiais. A visão espiritual é dada especificamente aos grandes visionários para que Deus possa desvendar ou revelar as coisas do plano espiritual. Estas são visões dadas por Deus mediante o Espírito Santo, com propósitos bem definidos de revelar seus planos.

SETE CASTIÇAIS. Esta é uma linguagem tomada do judaísmo, mas que representa uma realidade espiritual para o período do cumprimento das profecias escatológicas do tempo do fim. As predições do Apocalipse se cumprirão em um tempo em que o judaísmo estará em evidência, porque a igreja já não estará mais na terra. Neste mesmo tempo, e durante o milênio, as atenções do mundo estarão sobre Israel.

DE OURO. O ouro neste texto sagrado fala da importância dos fatos que estão a se desenvolverem no livro das revelações. Como também retrata a pureza e fidelidade das verdades a serem desvendadas. A mensagem deste livro é verdadeira e fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...