sábado, 5 de dezembro de 2020

Atos 13:27

Atos 13:27 - Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se leem todos os sábados.
POR NÃO TEREM CONHECIDO. Os judeus, em quase a sua totalidade, estavam como que cegos para não enxergarem que Jesus Cristo era o cumprimento das profecias messiânicas do Velho Testamento sobre o Messias de Deus. João 1:11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. A rejeição de Cristo por parte dos filhos de Israel trouxe grandes prejuízos para os hebreus, porque eles estavam rejeitando o seu salvador. Com isso, veio a se cumprir a promessa da nova aliança com todos os povos. A ESTE. Paulo fala a respeito de Cristo Jesus, o Messias prometido por Deus, que também era o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens para salvar os homens. Jesus era o que veio para salvar o seu povo dos seus pecados, por isso que ele veio como sendo o Cristo de Deus, aquele que era ungido de Deus como Profeta, Rei dos reis e Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque. Este é o nosso Redentor. OS QUE HABITAVAM EM JERUSALÉM. Essa colocação feita por Paulo fala a respeito não somente sobre os moradores da capital de Israel, mas diz respeito a todos os judeus que rejeitavam ao Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. De fato, pode ser que Paulo esteja Pensando sobre o dia propriamente dito do julgamento de Jesus em que ele foi apresentado perante a sociedade de Jerusalém, que o negou. E OS SEUS PRÍNCIPES. Os evangelhos nos fazem saber que por inveja e ciúmes, os principais dos sacerdotes mandaram prender a Jesus de Nazaré, o enviando a Pilatos e a Herodes para que fosse julgado e condenado. Os representantes do império político de Roma tinham a autoridade de Soltar ou mandar matar a Cristo, porem, percebendo eles que o povo judeu pediam sangue, então o entregou para ser crucificado na cruz. CONDENARAM-NO. Os líderes religiosos do judaísmo ficaram cheios de inveja do Filho de Deus por ver que seus prodígios se multiplicavam cada vez mais e todos os dias, por isso se levantaram contra o Cristo de Deus. Tanto Pilatos quanto Herodes não encontraram motivos o suficiente para que condenasse a Jesus, mas assim mesmo submeteu o nosso Redentor ao julgamento popular, em que o povo o condenaram. CUMPRINDO ASSIM AS VOZES DOS PROFETAS. São muitas as profecias dos profetas do Antigo Testamento falando a respeito da morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo em que citaríamos apenas uma delas de Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Essa passagem do profeta messiânico fala diretamente sobre assunto. QUE SE LEEM TODOS OS SÁBADOS. Havia a leitura de uma porção da lei de Moisés, bem como outra parte dos profetas, o que nos prova que este Cânon utilizado pelos chefes da sinagoga era da dispersão. Atos 13:15 - E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de exortação para o povo, falai. Este era um costume nas sinagogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...