domingo, 30 de maio de 2021

Atos 13:50

Atos 13:50 - Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e de alta posição, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.
MAS OS JUDEUS. Desde os primeiro momentos do surgimento do cristianismo que os seguidores do tradicional judaísmo se levantaram como oposição a nova religião fundada por Cristo. Os seguidores do judaísmo não aceitavam de forma alguma que Jesus de Nazaré fosse o Messias de Deus, por isso que os discípulos do Senhor Jesus foram duramente perseguidos pelos judeus. Já na primeira vez que Paulo e Barnabé estiveram pregando na sinagoga em Antioquia, que eles se levantaram contra. INCITARAM ALGUMAS MULHERES. Na realidade, o judaísmo como ele era aplicado em Jerusalém não dava muito valor a figura feminina em suas celebrações e liturgias, porem, ao que tudo indica, nas sinagogas mais distantes de Jerusalém havia uma certa abertura para que as mulheres pudessem de alguma forma participar das sinagogas. Talvez essa fosse uma forma de manipular as mulheres para se ter o apoio delas. RELIGIOSAS E DE ALTA POSIÇÃO. Não temos como descobrir que tipo de influência estas mulheres exerciam nas sinagogas, mas tudo indica que tais mulheres eram lideranças sociais das comunidades onde elas moravam. O escritor deste livro nos informa que tais mulheres ocupavam altas posições perante a sociedade de Antioquia, com a possibilidade de serem elas comerciantes ou esposas das autoridades locais. E OS PRINCIPAIS DA CIDADE. Não há dúvida que as tais mulheres religiosas e da alta sociedade de Antioquia eram justamente as mulheres destes principais da cidade. Estes homens poderiam ser fazendeiros, grandes comerciantes, autoridades políticas do império de Roma ou ainda comandantes das formas armadas do Roma, além dos homens mais sábios daquela cidade. Portanto, eram estes homens quem faziam tudo. E LEVANTARAM PERSEGUIÇÃO. A questão não era tanto contra dois simples homens que estavam pregando uma nova doutrina, todavia, o movimento negativo de todos os perseguidores era para deter o desenvolvimento do cristianismo na terra. O diabo com os seus demônios sabiam que por meio da evangelização a igreja de Cristo nasceria em todas as partes do mundo, por isso usou potestades para deter a marcha da igreja. CONTRA PAULO E BARNABÉ. Naquele momento e naquele lugar estes dois missionários eram os instrumentos de Deus para semear as boas novas de libertação do evangelho poderoso de Cristo. De forma que, os inimigos do reino de Deus tentavam neste exato momento perseguir a Paulo e a Barnabé a fim de prejudicar a pregação deles sobre o reino de Cristo sobre a vida das pessoas, e das comunidades. E OS LANÇARAM FORA DOS SEUS TERMOS. A forma com que o autor deste livro trata tais perseguições contra Paulo e Barnabé nos faz conjecturar que este não foi apenas um caso de perseguição comum em que por meio de ameaças fizessem pressão para que os missionários com medo ou temor fugissem para outro lugar. Mas quando se diz que eles foram lançados fora dos seus termos, isso nos faz compreender que Paulo e Barnabé foram presos, possivelmente foram arrastados até fora da cidade como cães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...