domingo, 30 de maio de 2021

Atos 14:1-2

Atos 14:1-2 - E aconteceu que em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus mas de gregos. Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios.
E ACONTECEU QUE EM ICÔNIO. Paulo e Barnabé chegavam a um novo campo missionário onde a única finalidade deles era pregar o evangelho das boas novas de Cristo, mostrando pelas Escrituras antigas dos judeus que Jesus de Nazaré era de fato o Messias prometido por Deus. Como a cidade de Iônio era bastante visitada por estrangeiros vindos do ocidente, os missionários viram nesta cidade a oportunidade de pregarem sobre o Senhor Jesus, e ganhar vidas para o reino de Deus e de Cristo. ENTRARAM JUNTOS NA SINAGOGA DOS JUDEUS. Aprendemos no capítulo anterior deste livro (Atos 13:5,14) que era costume de Paulo e Barnabé entrarem nas sinagogas dos judeus para promoverem a evangelização, primeiro dos hebreus. Os apóstolos tinham a consciência que a palavra desta salvação foi enviada, primeiro para os judeus, e isso foi demonstrado pelo próprio Jesus ao concentrar seu ministério em Israel. E FALARAM DE TAL MODO QUE CREU. Como esta sinagoga judaica era em terras estrangeiras, pode-se dizer que os membros destas sinagogas eram compostos de Judeus em sua grande maioria, mas também de gentios convertidos ao judaísmo, os chamados prosélitos da religião judaica. O mesmo que aconteceu em vezes anteriores, desta vez Paulo e Barnabé se puseram a pregar e os ouvintes creram na palavra. UMA GRANDE MULTIDÃO. O evangelho é alto suficiente em poder para que aqueles que ouvem sua mensagem possam crer no que ele revela sobre o Cristo de Deus. Podemos conjecturar que a maioria dos que estavam presentes naquela sinagoga e ouviram a Paulo e a Barnabé pregarem as boas novas do evangelho recebeu de bom grado a mensagem de Cristo, sem contar que o Espírito Santo era o agente da palavra. NÃO SÓ DE JUDEUS MAS DE GREGOS. No caso dos judeus comuns, não era difícil de convencê-los sobre as verdades do evangelho, porque eles eram ouvintes das profecias messiânicas desde a mais tenra idade. Já no tocante aos gregos, que dizem respeito aos gentios, as boas novas do evangelho de Cristo lhes apresentava uma mensagem de esperança em que se abria a possibilidade dos gentios serem salvos. MAS OS JUDEUS INCRÉDULOS INCITARAM E IRRITARAM. Estes judeus incrédulos dizem respeito aos líderes religiosos da sinagoga judaica, eles que levavam vantagens por serem os líderes religiosos do judaísmo, portanto, com a pregação dos missionários eles se sentiam prejudicados em seus interesses pessoas. Como eles eram os líderes das sinagogas, tinham a influência sobre o povo para poder manipular. CONTRA OS IRMÃOS, O ÂNIMO DOS GENTIOS. O que Paulo e Barnabé pregavam era justamente como comprovação que as profecias messiânicas do Velho Testamento se cumpria na pessoa bendita de Cristo Jesus. Com isso, ficava difícil dos judeus conhecedores de tais profecias contestarem sobre os argumentos dos missionários. Como os gentios não conheciam tais verdades, ficou fácil de serem manipulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...