domingo, 30 de maio de 2021

Atos 13:47

Atos 13:47 - Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra.
PORQUE O SENHOR. Neste caso é citada parte de um texto bíblico que se encontra em Isaías 49:6 - Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel, também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. Paulo foi chamado por Deus Pai e Jesus, Gálatas 1:1 - Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos). ASSIM NO-LO MANDOU. Além de ter chamado a Paulo para ser apóstolo dos gentios, Paulo estava recebendo da parte de Deus os meios necessários para executar com sucesso seu profícuo ministério transcultural ao mundo gentílico. Podemos conjecturar que a esta altura dos acontecimentos o próprio Paulo já estava convicto de sua importante missão entre os gentios para pregar as boas novas do evangelho de Cristo. EU TE PUS. Verdade é que havia na alma de Paulo o grande desejo de compensar os prejuízos que ele antes de se converter provocou contra a igreja de Cristo, hoje trabalhando com todo empenho para ver o crescimento do reino de Deus. Todavia, muito mais do que isso, era o próprio Deus que o estava capacitando com a virtude do Espírito Santo para que ele realizasse uma importante missão em todo o mundo. COMO LUZ. Jesus afirmou que seus discípulos são a luz do mundo, conforme Mateus 7:14-16 - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. DOS GENTIOS. João Batista pregou o evangelho para os judeus, Jesus concentrou seu ministério entre os seus, os apóstolos até a destruição de Jerusalém também se empenharam para pregar o evangelho para o povo de Israel, Pedro era o coordenador do evangelho da circuncisão. Mas Paulo foi designado pelo Senhor Jesus, como vaso escolhido para levar as boas novas do reino de Deus no mundo gentílico. O Espírito Santo usou Paulo de forma extraordinária no evangelho da incircuncisão aos gentios. A FIM DE QUE SEJAS PARA SALVAÇÃO. Até a vinda do Messias de Deus, as demais nações do mundo, chamadas pelos judeus de pagãos ou gentios, não tinha direito a participarem das alianças com Deus. No entanto, a nova aliança da graça de Deus por meio de Cristo abriu todas as possibilidades para que os gentios tivessem o direito à participação no reino de Deus o que se traduz por esperança da salvação e vida eterna. ATÉ OS CONFINS DA TERRA. Esta foi uma promessa e uma missão de Cristo para todos os seus seguidores, conforme Atos 1:8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. No caso do apóstolo Paulo esta palavra teve seu fiel cumprimento, porque para a sua época, ele foi um dos que mais expandiu o evangelho das boas novas por todos os continentes civilizados do mundo antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...