domingo, 30 de maio de 2021

Atos 13:43

Atos 13:43 - E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.
E, DESPEDIDA A SINAGOGA. Não temos como dizer a que horas terminou aquela reunião, mas deve ter se estendido um pouco mais do que o usual pelo fato de que uma coisa nova tinha acontecido naquele lugar. O prédio permanecia no mesmo lugar, mas Lucas fala não do edifício porem, das pessoas que estavam presentes naquele ambiente. É provável que houvesse no final um ato simbólico de final de celebração, como acontecem nos finais dos cultos nas igrejas com a bênção apostólica hoje em dia. MUITOS DOS JUDEUS. No versículo anterior diz o seguinte: “E saindo os judeus”. Provavelmente, estes judeus do versículo anterior dizem respeito aos líderes religiosos do judaísmo ou o ministério local da sinagoga, até porque eles não gostaram das verdades que Paulo havia pregado ali na sinagoga. Já estes “judeus” citados por Lucas neste texto presente eram os membros comuns que frequentavam aquela sinagoga. E DOS PROSÉLITOS RELIGIOSOS. Há vários conceitos sobre esta colocação feita por Lucas neste livro que fala a respeito dos gentios convertidos ao judaísmo que se submetiam ao ato de circuncisão. Mas também existem aqueles que dizem que estes prosélitos eram gentios que faziam parte do judaísmo, mas que não praticam a circuncisão que era indicada para os judeus de puro sangue, o que era usual na época. SEGUIRAM A PAULO E A BARNABÉ. Podemos conjecturar sobre algumas possibilidades sobre o que é dito aqui pelo escritor do livro de Atos dos Apóstolos. Primeiro, podemos pensar que alguns dos que estavam presentes naquela reunião da sinagoga se converteram ao cristianismo por crerem no que os missionários estavam pregando, e depois, pode ser que os ouvintes tenham literalmente acompanhado aos missionários para onde eles realmente se dirigiam pregando o evangelho de Cristo. OS QUAIS, FALANDO-LHES, OS EXORTAVA. Se os líderes do judaísmo fecharam as portas da sinagoga, não temos como saber, mas podemos prever que aqueles que creram na pregação dos missionários estavam sedentos de ouvirem as boas novas do evangelho. Os seguidores do judaísmo reservavam apenas o sábado para suas reuniões, mas os missionários do cristianismo faziam a obra de Cristo todos os dias. A QUE PERMANECESSEM. Paulo aplicava um verdadeiro discipulado em seus trabalhos, em que depois das pessoas se converterem para Cristo eram instruídas de como viverem a nova vida em Cristo Jesus. Muitas das denominações modernas têm falhado neste quesito do discipulado, porque não têm dado o devido ensino aos novos convertidos. Os primeiros passos são fundamentais para que alguém se firme na fé. NA GRAÇA DE DEUS. Neste caso, Paulo e Barnabé ensinavam e exortavam aos novos convertidos a que rompessem definitivamente com o judaísmo, abraçando definitivamente o cristianismo como a nova fé a ser seguida. A lei de Moisés pregava que a justificação diante de Deus era pelas obras ou por méritos pessoas, já a fé cristã prega que somos justificados gratuitamente pela graça de Deus, pela fé em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...