domingo, 6 de novembro de 2016

Efésios 2:16

Efésios 2:16 - E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
E PELA CRUZ. A cruz, neste caso nos fala sobre o sacrifício expiatório de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O fato é que Deus estava irado contra toda humanidade inclusive com o seu povo Israel, pelo estado de rebelião e apostasia que prevalecia sobre toda a terra, em que os seres humanos davam as costas para o seu Criador. E Cristo veio para ser sacrificado em lugar dos pecados, servindo assim, em um ato de propiciação para aplacar a ira de Deus, estabelecendo desta forma a reconciliação, e com isso veio a paz.

RECONCILIAR. Antes da vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo, o que predominava no mundo era a inimizade, inimizade de Israel com os gentios e vice versa, e inimizade de todos os povos contra a vontade de Deus. Mas a obra perfeita de redenção realizada pelo Emanuel de Deus venceu a reconciliação, uma vez que, Deus aceitou o sacrifício de Cristo como um ato que estabeleceu a paz. Deus estava em Cristo Jesus, reconciliando o mundo consigo mesmo, e em vez de tomar uma atitude de vingança aceitou a paz universal.

AMBOS. Por um lado, estava o povo de Israel, os mesmos que foram tirados da terra do Egito e posto por Deus em uma terra boa, de muita fartura, terra que manava leite e mel, terra abençoada por Deus, mas que se encontrava desviado do seu Deus. Do outro lado, estavam os gentios que não faziam parte das alianças com o Deus de Israel. As demais nações do mundo serviam as falsas divindades, por meio dos ídolos e imagens.

COM DEUS. O ato da reconciliação realizado por Cristo Jesus trouxe os judeus que estavam desviados dos planos de Deus, por desprezarem a legislação de Moisés, como também os gentios que se mantinham no estado de rebelião para junto de Deus. A reconciliação cria um novo status de comunhão entre todos os povos do mundo e o Deus Criador, que em vez de castigar a humanidade, revolveu amar o mundo em Cristo Jesus.

EM UM CORPO. Juntando judeus e gentios em um mesmo corpo, temos então a igreja remida do Senhor Jesus que, com a implantação da nova dispensação da graça, passou a ser o novo Israel espiritual de Deus. O evangelho declara que a igreja de Deus, representa o corpo de Cristo na terra, porque todos aqueles que fazem parte da igreja remida do Cristo de Deus é um membro do corpo do Senhor Jesus nesta Terra.

MATANDO COM ELA. O pronome “ela” se refere a “cruz” sobre a qual Deus em Cristo estava reconciliando consigo mesmo o mundo, criando dos dois povos (judeus e Gentios) a sua igreja amada. O sacrifício voluntário e de amor que o Cordeiro de Deus efetuou na cruz pela sua igreja, aniquilou a inimizade, onde o resultado foi a paz do Criador com toda a sua criação, mas especificamente com a igreja remida de Cristo Jesus.

AS INIMIZADES. Esta inimizade tinha como efeito a desobediência dos filhos de Israel contra o seu Deus, isso porque eles estavam sempre se desviando dos caminhos do Senhor e apostatando da fé judaica. Já no lado dos gentios esta inimizade era sinônimo de rebelião por atos contínuos de alienação dos planos de Deus. No entanto, o amor de Deus prevaleceu e o resultado é o que se ver em todo o mundo, Cristo reinando pela igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...