terça-feira, 29 de novembro de 2016

Efésios 4:2-3

Efésios 4:2-3 - Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor. Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
COM TODA HUMILDADE. Quem é de Cristo, anda como ele andou e pensa como ele pensava. E o Senhor Jesus é um dos maiores exemplos de humildade, tanto em suas palavras, ações e modo de vida. Da mesma sorte deve ser um discípulo de Cristo em suas ações e modo de viver, sempre demostrando total humildade, em seguir os ensinos deixados pelo Cristo de Deus. Quem não segue os passos de Cristo, por meio de suas palavras e ações sempre age com orgulho, petulância e prepotência no dia a dia.

E MANSIDÃO, COM LONGANIMIDADE. Os conselhos do apóstolo eram para que os seus leitores vivessem um estilo de vida baseado em boas virtudes uns para com os outros. Quem não se orienta pelo evangelho de Cristo, por qualquer coisa se ira e toma vingança contra os seus opositores, isso porque não se porta com tolerância. Porem, os servos de Cristo devem se portar com mansidão, tendo a capacidade de suportar com resignação os seus opositores, mesmo que para isso, sofra as injustiças dos homens.

SUPORTANDO-VOS UNS AOS OUTROS. Há quem diga que, na igreja de Éfeso estava acontecendo contendas, partidarismo e discórdias entre os irmãos, ao ponto do apóstolo transmitir o seu bom conselho aos seus leitores. A fome de poder, a sede por posição e o desejo de ocupar os primeiros lugares perante a igreja é quem leva o homem a ter raiva, inveja e ciúme uns dos outros. Apesar das diferenças, temos que suportar uns aos outros.

EM AMOR. Tudo que Deus fez pela igreja foi uma prova do seu grande amor pelos remidos (Romanos 5:8). A obra perfeita de redenção efetuada por Cristo Jesus foi também por amor singular a sua amada igreja. E Jesus também nos deixou o ensino de que, se nós o amamos, devemos também amar uns aos outros. Só temos condições de suportar uns aos outros, se formos constrangidos na prática pelo amor fraternal.

PROCURANDO GUARDAR A UNIDADE. A igreja de Cristo é um só corpo, formado por judeus e gentios. A unidade da igreja de Cristo é representada pela reconciliação dos homens todos com Deus, isso porque, Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo. Guardar esta unidade no meio da igreja é desfrutar da verdadeira paz com Deus e com todos aqueles que fazem parte da família de Deus e do povo de Deus.

DO ESPÍRITO. Neste texto, a palavra “Espírito” começa com letra maiúscula, e isso significa dizer que o escritor se reporta sobre o Espírito de Deus, que também é o Espírito de Cristo. Desde o dia de pentecostes, com a descida do Espírito Santo sobre a igreja de Cristo, que um novo tempo foi inaugurado sobre a terra, em que o Espírito de Deus é quem esta preparando a igreja para a eternidade com Cristo, pela união dos remidos.

PELO VÍNCULO DA PAZ. A palavra “vínculo” fala sobre algo que liga uma parte a outra, como as juntas ligam uma parte do corpo à outra. Desta forma, o apóstolo recomenda que a paz deve ser o elemento primordial que liga um servo de Cristo ao outro, de tal maneira que todos se suportem mutuamente. A paz e o amor deve ser um solo fértil de convivência do povo de Deus, demostrando que fazemos parte de uma mesma família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...