quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Efésios 3:9

Efésios 3:9 - E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo.
E DEMONSTRAR A TODOS. Os judeus não tinham esta preocupação em propagar aos povos a legislação de Moisés, até porque, a antiga aliança de Deus com Israel era nacionalista, e os israelitas faziam questão em monopolizar a Deus e a fé judaica. Já o cristianismo surgiu com um direcionamento diferente, e o próprio Cristo, que foi o seu fundador, disse aos seus seguidores: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda a criatura (Marcos 16:15). E Paulo foi um dos mais ativos pregadores do evangelho.

QUAL SEJA A DISPENSAÇÃO DO MISTÉRIO. Como missionário transcultural que era, o escritor desta carta, andava de cidade em cidade e de casa em casa, nas ruas e aldeias anunciando este evangelho poderoso. Essa “dispensação” nos fala das riquezas que o evangelho distribui para todos aqueles que andam nos seus caminhos. E o “mistério” nos ensina sobre a nova dispensação da graça de Deus com sua abertura e alcance de todos os povos, nações e línguas, quando a aliança da lei era exclusivista e nacionalista.

QUE DESDE OS SÉCULOS. Já nos primórdios, quando da queda da raça humana, Deus prometera enviar o Cristo para redimir o pecador dos efeitos negativos do pecado com suas consequências (Gênesis 3:15). Bem como, muitos dos antigos profetas, foram usados por Deus, mediante seu Espírito, para da mesma forma prometer a vinda do seu Messias, que seria o Emanuel, ou seja, o próprio Deus no meio dos homens para salvar.

ESTEVE OCULTO EM DEUS. De forma que, o Messias era muito desejado e ao mesmo tempo esperado pelo povo de Israel. Podemos conjecturar que, os filhos de Israel fizeram muitas orações para que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó manifestasse seu ungido e enviado, o Messias. No entanto, o Verbo de Deus só veio no momento certo do cronograma das realizações de Deus. Cristo se manifestou na plenitude de Deus.

QUE TUDO CRIOU. Por isso que, as Sagradas Escrituras afirmam que Deus é o Criador de todas as coisas, e assim sendo, todas as coisas tem a sua fonte e origem no Deus Todo-poderoso, aquele que tem o domínio sempiterno. A grandeza de Deus é demonstrada pelos seus poderosos atos de criação, a terra que é gigante, não é o tudo que se pode dizer sobre o Deus Criador, isso porque, o universo com sua vastidão fala muito mais sobre Deus do que a própria terra.

POR MEIO. João 1:1-3 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Este assunto gerava polêmica entre os pregadores do evangelho e os seguidores do judaísmo, uma vez que, os judeus não aceitaram que Jesus de Nazaré fosse o Emanuel de Deus. Deus criou todas as coisas por Cristo Jesus, aleluias, glórias a Deus.

DE JESUS CRISTO. Os judeus não acreditaram que Jesus era o Messias, o Emanuel, o Verbo de Deus, o profeta anunciado por Moisés, o Sacerdote eterno segundo o ardem de Melquisedeque, o Rei da descendência de Davi e o Cristo. Todavia, o Senhor Jesus era o enviado de Deus Pai, o ungido do Senhor que se manifestou para produzir resultados positivos entre Deus e os homens, por meio da reconciliação e da paz com a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...