domingo, 27 de novembro de 2016

Efésios 3:21

Efésios 3:21 - A ele glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.
A ELE. Paulo se refere ao Deus Todo-poderoso que faz por nós muito mais do que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nosso favor. Ele é o Criador de todas as coisas, que põe seu ilimitado poder a nossa disposição, que está sempre atento as nossas orações e tem a capacidade de nos responder positivamente as nossas solicitações. Para ele, nada é impossível, e tudo que deseja fazer ele faz pelo seu grande poder. Ele é o Deus que está presente quando invocamos o seu nome, ele é Onipresente.

GLÓRIA. A ele seja glória desde sempre, hoje e para todo o sempre. Os filhos de Israel em suas celebrações faziam questão de glorificar ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, pelas bênçãos recebidas da parte do seu Deus. No cristianismo não poderia ser diferente, desde os tempos da igreja primitiva que os servos de Cristo têm por costume render glórias ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, por todos os benefícios recebidos. Dar glórias a Deus é o exaltar com palavras e com ações de graças.

NA IGREJA. A igreja é o corpo espiritual de Cristo Jesus que é ao mesmo tempo a morada de Deus pelo seu Santo Espírito. O mundo não glorifica o nome do Senhor, pelo contrário, os seres humanos materialistas, ímpios e incrédulos desprezam ao Criador, por não reconhecerem que a ele pertence todo poder e glória. Mas a igreja de Cristo reconhece e agradece pelas realizações de Deus, por isso que cada um glorifica ao Senhor.

POR JESUS CRISTO. A igreja existe por conta da obra perfeita de redenção efetuada por Jesus Cristo, o Filho de Deus. Por isso que, tudo que a igreja de Cristo é ou representa é por Cristo e em Cristo. No mundo, tudo se realiza pelas forças naturais, mas no ambiente da igreja remida de Cristo, é pelo poder que emana do Filho de Deus. Desta forma, se glorificamos a Deus pelo louvor, pela palavra ou pela oração é por Cristo Jesus.

EM TODAS AS GERAÇÕES. As gerações nos falam de determinados períodos de tempo, o que em muitas referências bíblicas se refere a eras. Assim sendo, em cada momento da história da humanidade, quando alguém teve o impulso de glorificar a magnificar a Deus, essa força veio da parte de Cristo, que também é o Alfa, ou seja, ele sempre existiu, mesmo antes da sua vinda como sendo o Messias de Deus ou o Emanuel de Deus.

PARA TODO O SEMPRE. Boa parte dos comentaristas bíblicos apontam em direção das eras futuras no que tange aos acontecimentos escatológicos. Portanto, Cristo sempre exercerá sua influencia iluminadora, a fim de que as gerações futuras glorifiquem a Deus Pai, de eternidade a eternidade. Seja na terra ou nas regiões celestiais, a igreja viva de Cristo sempre vai contar com o poder vigoroso de Cristo para glorificar a Deus.

AMÉM. Essa é uma palavra que expressa à certeza de que aquilo que foi dito será confirmado pelo poder de Deus. A palavra “amém” tem o significado de assim seja, ou Deus confirme o que foi dito. Em algumas das cartas do Novo Testamento essa palavra no seu final, significava a assinatura do autor, e mais especificamente nas de Paulo. Neste texto, este amém significava o final, não desta carta, mas da doxologia do tema em foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...