segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Efésios 2:21-22

Efésios 2:21-22 - No qual, todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
NO QUAL, TODO EDIFÍCIO. “No qual” se refere a Cristo Jesus sobre o qual a igreja está edificada para morada de Deus em Espírito. O escritor fala a respeito da igreja remida de Cristo como um edifício que foi construído por Deus, em que cada servo do Senhor Jesus é uma pedra vida, onde Cristo é a principal pedra da esquina, que dá toda a sustentação a estrutura do templo. Onde os começos teve a participação importante dos apóstolos e profetas, em que tudo já está preparado para morada de Deus no Espírito Santo.

BEM AJUSTADO, CRESCE. Este “bem ajustado” nos ensina sobre a segurança do edifício com cada pedra ocupando o seu devido lugar, bem encaixada uma na outra, sem se mover do seu lugar, nem se afastar uma da outra. Desde os tempos dos apóstolos que este edifício vem crescendo cada vez mais, ao ponto da igreja de Cristo se tornar em um grande templo, abrangendo todas as nações do mundo, porque a igreja é internacional.

PARA TEMPLO SANTO NO SENHOR. A igreja de Cristo é uma grande construção em que se constitui em um templo habitável no Senhor. Quando se diz que este templo é “santo” é porque se trata de uma igreja purificada pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E quando se diz que a igreja é um templo santo no Senhor é porque tudo provem de Cristo, que dos dois povos, judeus e gentios fez um em paz com Deus.

NO QUAL TAMBÉM VÓS. Os leitores de Paulo, que eram os gentios, povos que antes eram pagãos, mas que pelo poder regenerador do evangelho, agora, faziam parte da família de Deus. “No qual” é porque em Cristo é que os gentios tiveram o direito de se aproximarem de Deus, uma vez que, o Cristo de Deus reconciliou a todos com Deus, mediante seu sacrifício de propiciação, e com isso estabeleceu a reconciliação e a paz.

JUNTAMENTE SOIS EDIFICADOS. Os gentios, agora, como participantes da igreja de Cristo, coisa que no tempo da velha dispensação, estavam separados e longe das alianças de Deus, agora eram juntamente edificados como habitação de Deus. Disto se pode falar da forma como os missionários cristãos espalhavam em todas as partes do mundo gentílico as boas novas do evangelho de Cristo, cumprindo o ide imperativo de Cristo.

PARA MORADA DE DEUS. A igreja remida de Cristo é comparada metaforicamente a um grande e portentoso edifício em que nele Deus faz morada permanente. No tempo da velha dispensação, era no templo de Jerusalém, o lugar quem que os filhos de Israel se reunião em suas celebrações, porque lá Deus vinha habitar no meio do povo de Deus. Com a inauguração da nova dispensação é na igreja espiritual de Cristo que Deus habita.

EM ESPÍRITO. Cada um dos servos de Cristo se constitui em Pedra viva do grande edifício chamado “igreja de Cristo”, portanto, Deus mora dentro de cada um daqueles que nasceram de novo, pelo seu Santo Espírito. Cristo prometeu que, enviaria o Consolador e no dia de pentecostes ele cumpriu a promessa. Desde então, até o arrebatamento da igreja, o Espírito de Deus faz morada na vida dos discípulos de Cristo, como sua habitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...