sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Atos 13:30-31

Atos 13:30-31 - Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. E ele por muitos dias foi visto pelos que subiram com ele da Galiléia a Jerusalém, e são suas testemunhas para com o povo.
MAS DEUS O RESSUSCITOU. A ressurreição do Senhor Jesus é um dos temais principais dentro das páginas deste livro de Atos, porque o fato de Cristo ter ressuscitado de entre os mortos o fez Senhor e Cristo. O feito prodigioso da ressurreição do Senhor Jesus serviu de sinal poderoso de que ele era realmente o Messias de Deus. Aquela profecia de que o Cristo seria Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque só teria seu cumprimento se Jesus Cristo ressuscitasse para continuar o seu ministério. DENTRE OS MORTOS. Desde a queda da raça humana, por meio de Adão e Eva, que a morte passou a ser um inimigo terrível contra os filhos dos homens. E o fato de Deus, com poder ressuscitar o seu Cristo de entre os mortos, foi uma vitória grande contra o pecado e suas consequências, bem como contra o diabo com os seus demônios e acima de tudo, contra a morte. Por isso que Cristo é o príncipe da vida e ressurreição. E ELE POR MUITOS DIAS FOI VISTO. É provável que estes muitos dias citados por Paulo se refira aos quarenta dias que Lucas fala em Atos 1:2-3 - Até ao dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera. Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. Essa era a prova da ressurreição. PELOS QUE SUBIRAM COM ELE. É dado por certo que os onze apóstolos tiveram o privilégio de ver com os próprios olhos o Cristo ressuscitado de entre os mortos. Em uma de suas cartas Paulo diz que Jesus apareceu a mais de quinhentos irmãos, 1 Coríntios 15:6 - Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Por último apareceu a Paulo. DA GALILÉIA A JERUSALÉM. O Senhor Jesus morava na Galiléia, exerceu grande parte de seu ministério onde foi criado, por isso que ficou sendo conhecido como o Galileu, seus apóstolos eram da Galiléia, mas como Jerusalém era o centro religioso dos judeus, então o Cristo de Deus tinha que servir de expiação em Jerusalém. Subir da Galiléia para Jerusalém era uma realidade topográfica, mas era um status religioso. E SÃO SUAS TESTEMUNHAS. A condenação e morte do Senhor Jesus foi uma forma dos seus adversários o tirar de circulação e apagar a sua memória. No entanto, a sua ressurreição o fez entrar em cena mais forte ainda como sendo o Messias de Deus que veio para salvar a humanidade. Aquelas pessoas que viram a Jesus Cristo ressuscitado ficaram com uma fé extraordinária de que realmente Ele era o Emanuel de Deus. PARA COM O POVO. Todos aqueles que viram o Cristo ressuscitado não mais se calaram de pregar sobre Jesus como sendo o Senhor da ressurreição e a vida. Estas pessoas estavam prontas para enfrentar qualquer tipo de perseguição e até a morte defendendo o Cristo de Deus, porque carregavam consigo, a mesma esperança, que se morressem também ressuscitariam de entre os mortos, como Cristo ressuscitou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...