sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Atos 13:32-33

Atos 13:32-33 - E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus. Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.
E NÓS VOS ANUNCIAMOS A PROMESSA. Paulo fala a respeito da promessa de Deus em enviar o seu Messias e tudo que envolve a nova aliança da graça de Deus em Cristo Jesus, o Salvador da humanidade. Barnabé e Paulo estavam naquele lugar com a melhor mensagem que se possa imaginar, porque anunciavam o evangelho das boas novas de Cristo, mostrando a todos o plano da salvação. No caso de Paulo, ele passou a ter uma importância fundamental para o anuncio de Cristo no mundo gentílico. QUE FOI FEITA AOS PAIS. Está escrito que Deus não faz nada, sem antes revelar aos seus servos os seus segredos, Amós 3:7 - Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Por meio dos seus profetas, o Deus de Israel revelou e fez promessa aos antepassados dos judeus a respeito de tudo que já havia acontecido com Cristo Jesus, o Filho de Deus e Messias. DEUS A CUMPRIU A NÓS. Aquela geração do primeiro século de nossa era cristã era privilegiada, principalmente os judeus, porque tiveram o privilégio de conviverem com o cumprimento da promessa de Deus em Cristo Jesus. Os judeus tiveram uma participação muito significativa neste plano de Deus para a salvação da humanidade por Cristo Jesus, porque tudo teve o seu início em Israel, de onde nasceu a igreja. SEUS FILHOS. Esta colocação feita por Paulo pode se tratar dos judeus como filhos de Deus, porque era assim que os hebreus se consideravam diante do Criador de todas as coisas. Mas também podemos dizer que esta palavra também se estende para todos que recebem a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, pois tais discípulos se tornam filhos de Deus por adoção, e passam a ser guiados pelo Espírito Santo de Deus. RESSUSCITANDO A JESUS. A ressurreição do Senhor Jesus teve um peso muito grande no que diz respeito ao cumprimento de todas as promessas de Deus quanto ao seu Messias, porque se Cristo não tivesse ressuscitado, para os judeus seria apenas mais um profeta que surgiu em Israel mais que morreu e foi apagado pelo tempo. No entanto, a ressurreição de Cristo lhe deu o direito de subir ao céu para se assentar a destra de Deus como Profeta, Rei e Sacerdote eterno na ordem de Melquisedeque. COMO TAMBÉM ESTÁ ESCRITO NO SALMO SEGUNDO. Como naquela época os pregadores do evangelho ainda não tinham o Cânon do Novo Testamento escrito, então, os líderes da igreja primitiva se utilizavam muito das Escrituras do Velho Testamento como prova de que tudo que estava acontecendo era de acordo com a vontade de Deus. Sem contar que esta estratégia dava autoridade as pregações. MEU FILHO ÉS TU, HOJE TE GEREI. É deveras importante se analisar o ponto de vista da interpretação messiânica em que os hebreus davam a este salmo citado por Paulo. Não temos como negar que o pregador, neste momento, como um bom interprete das profecias do Velho Testamento apontava como uma nova modalidade de vida gerada em Cristo com sua ressurreição de entre os mortos, como primícias dos seus remidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...