segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Atos 13:38-39

Atos 13:38-39 - Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.
SEJA-VOS, POIS, NOTÓRIO, HOMENS IRMÃOS. Percebe-se o modo veemente com que Paulo pregava o evangelho, com o intuito de convencer os seus ouvintes da necessidade de crer no nome de Jesus, como sendo o Messias de Deus, até porque em Jesus Cristo se cumpriram todas as profecias messiânicas do Velho Testamento. Pode até ser que nesta sinagoga tivesse alguém que fosse prosélito do judaísmo, que eram os gentios convertidos a religião de Israel, a quem Paulo chama de tementes a Deus. QUE POR ESTE SE VOS ANUNCIA. A mensagem do evangelho das boas novas de Cristo traz a esperança para Israel, bem como para todos os povos, porque pelo evangelho se anuncia a obra perfeita de redenção já realizada com sucesso pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O próprio nome de Jesus quer dizer: Aquele que veio para salvar o seu povo dos seus pecados, e isso estava sendo anunciado por Paulo. A REMISSÃO DOS PECADOS. O maior de todos os problemas da humanidade é a questão do pecado contra o Criador de todas as coisas, isso porque, o homem foi criado para glorificar a Deus, mas age ao contrário, pecando contra o Senhor, e assim há uma disfunção na criação. Cristo veio justamente para resolver o terrível problema do pecado dos filhos dos homens pela sua obra de redenção para quem nele crê. E TUDO O QUE, PELA LEI DE MOISÉS. Paulo fala a respeito de uma dispensação, ou modo de tratamento de Deus com Israel, para mostrar que a legislação de Moisés não teve como resolver o problema do pecado. Na verdade, a lei de Moisés teve como um dos seus objetivos mostrar ao homem a gravidade dos seus pecados, uma vez que, nenhum pecador teve condições de guardar a todos os mandamentos da lei. NÃO PUDESTES SER JUSTIFICADOS. A lei de Moisés não prometia salvação ou vida eterna como no evangelho está proposto, nem muito menos a lei de Moisés garantia a remissão dos pecados, até porque naquela época os pecados eram cobertos e não perdoados definitivamente, a prova disto é que os sacrifícios de animais se repetiam todos os anos. De forma que, os filhos de Israel não tiveram como se justificar pela lei. POR ELE É JUSTIFICADO. Eis aqui a solução definitiva para o problema do pecado dos filhos dos homens que creem em Cristo Jesus. O Filho de Deus serviu de expiação, como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e com isso realizou a redenção dos seus escolhidos. O sacrifício de propiciação feito por Cristo foi o suficiente para apaziguar a ira e o furor de Deus, produzindo assim a reconciliação. TODO AQUELE QUE CRÊ. Paulo pregava um evangelho muito simples e direto, requerendo apenas a fé no nome de Jesus para que o pecador fosse justificado diante do trono da graça de Deus. Por justiça própria, ninguém será jamais justificado diante da justiça de Deus, mas aquele que crê verdadeiramente no sacrifício redentor do Cristo de Deus passa a ter livre acesso ao trono da graça, alcançando o perdão dos seus pecados. Portanto, sem fé é impossível agradar a Deus, e esta fé é em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...