sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Atos 13:34-35

Atos 13:34-35 - E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei. Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção.
E QUE O RESSUSCITARIA. Era crença comum entre os hebreus o fato que o Messias de Deus, como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, teria que passar pelo sacrifício da expiação para levar sobre si o pecado do seu povo. Porem, era dado por certo que o Cristo de Deus ressuscitaria de entre os mortos para nunca mais morrer, porque as profecias a seu respeito eram eternas. Portanto, se as promessas eram eternas, não poderiam ser interrompidas com a participação na morte física. DENTRE OS MORTOS. Cristo Jesus na realidade provou a morte e morte de Cruz que era um tipo de morte mais dolorosa daquela época, porque assim estava determinado a seu respeito. As autoridades romanas só liberaram o corpo do Senhor Jesus para ser sepultado depois de verificado que realmente esta já havia morrido. Passou três dias no seio da terra, foi ao inferno pregar a sua vitória sobre o pecado e sobre a morte. PARA NUNCA MAIS TORNAR A CORRUPÇÃO. Já no Velho testamento está escrito sobre pessoas que ressuscitaram dentre os mortos, mais tais pessoas tornaram a morrer. No Novo Testamento também conta a história de outras pessoas que também ressuscitaram de entre os mortos, mas também tornaram a morrer. Mas no caso de Jesus foi totalmente diferente, porque ele ressuscitou para nunca mais morrer. DISSE-O ASSIM: AS SANTAS E FIÉS BÊNÇÃOS DE DAVI VOS DAREI. É claro que Paulo faz a citação livre e espontânea de uma passagem do Velho Testamento que nós podemos ler no profeta Isaías 55:3 - Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi. Essa era uma profecia considerada messiânica pelos judeus. POR ISSO TAMBÉM EM OUTRO SALMO DIZ. Paulo fala a respeito do que está registrado no salmo 16:9-10 - Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura. Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Como Paulo estava pregando o evangelho para os judeus, era mais que natural ele se utilizar das suas Escrituras. NÃO PERMITIRÁ QUE O TEU SANTO. Esta mesma passagem utilizada por Paulo também havia sido usada por Pedro e Lucas escreveu em Atos 2:27 - Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção. Logo em seguida Pedro explica que não se tratava de Davi, mas sim de Cristo, Atos 2:31 - Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. Esta profecia se cumpriu em Cristo Jesus, a vida. VEJA CORRUPÇÃO. Jesus é a ressurreição e a vida, João 11:25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. A ressurreição de Cristo, pelo poder de Deus, o tornou Senhor absoluto da vida independente, que não depende de ninguém para existir, porque a vida de Cristo é a vida eterna. Pela sua ressurreição Cristo foi absorvido totalmente pela imortalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...