segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Atos 13:36-37

Atos 13:36-37 - Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção. Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.
PORQUE, NA VERDADE. Paulo segue em sua pregação tentando convencer aos judeus presentes naquela sinagoga que o Senhor Jesus havia de fato ressuscitado de entre os mortos ao terceiro dia, foi visto por mais de quinhentas testemunhas, inclusive ele viu o Cristo ressuscitado, que subiu ao céu para se assentar a destra de Deus, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, por isso era digno de crédito como sendo o Messias de Deus. Os seguidores do judaísmo até hoje não acreditam em Jesus como o Messias. TENDO DAVI NO SEU TEMPO SERVIDO. O apóstolo Paulo segue o mesmo exemplo de Pedro em sua pregação no dia de Pentecostes, falando de Davi, porque ele foi um dos reis mais respeitado de Israel. Os judeus tinham em suas crônicas seus registros das grandes e importantes personagens da história daquela nação, e o rei Davi era considerado o melhor rei de Israel, porque foi um homem segundo o coração de Deus. CONFORME A VONTADE DE DEUS. O primeiro rei de Israel, que foi Saul foi uma escolha do povo, pedindo a Samuel que ungisse um monarca para lhes governar, conforme as demais nações vizinhas. Mas no caso de Davi foi diferente, e as Escrituras afirmam que ele foi um homem segundo o coração de Deus, preparado pelo Espírito Santo para fazer as coisas conforme a vontade do Deus da nação de Israel. DORMIU, FOI POSTO JUNTO A SEUS PAIS. 1 Reis 2:10-11 - E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi. E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos. Paulo fala a respeito de algo que era do conhecimento de todos, uma vez que, a história de Davi era, até certo ponto repetitiva entre eles, como algo que era notável. E VIU A CORRUPÇÃO. Em se tratando da interpretação literal desta colocação feita por Paulo em sua pregação, ele quis afirmar para seus ouvintes que o rei Davi morreu, foi sepultado como qualquer um dos mortais e seu corpo entrou em estado de decomposição, cumprindo-se aquela palavra que diz: E o pó volte ao pó que o deu. O que aconteceu com o corpo de Davi é o que acontece com todos os demais mortais. MAS AQUELE A QUEM DEUS RESSUSCITOU. Agora, Paulo fala a respeito de Jesus Cristo, o Messias de Deus, que também é o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens. O que aconteceu na ressurreição de Jesus de Nazaré não aconteceu com nenhum outro em toda a história da humanidade, porque Deus estava por meio de Cristo vencendo definitivamente a morte com seus efeitos corruptíveis para a igreja remida de Cristo. NENHUMA CORRUPÇÃO VIU. Naturalmente o corpo dos seres humanos, com três dias de morto, seu estado de decomposição é indescritível dada à degradação e corrupção. Mas com o corpo de Cristo isso não ocorreu, porque pelo poder de Deus o seu corpo foi absolutamente preservado, porque ele havia de ressuscitar ao terceiro dia. Paulo escrevendo em Romanos capítulo oito, ele diz que a inclinação da carne gera a morte, e a morte é a degeneração. Cristo não pecou, por isso seu corpo era incorruptível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...