segunda-feira, 28 de setembro de 2015

1 Tessalonicenses 3:10

1 Tessalonicenses 3:10 - Orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé?
ORANDO ABUNDANTEMENTE. A saída de Paulo e de seus amigos de ministério da cidade de Tessalônica não foi nada fácil, uma vez que tiveram que sair como fugitivos para não serem presos e até mortos por tentarem implantar o cristianismo naquela cidade pagã. Com a chegada das boas notícias de que naquele lugar a semente do evangelho havia frutificado e que tinha lá uma igreja de pessoas convertidas pelo poder do evangelho, então, surgiu o intenso desejo do apóstolo de retornar aquele lugar para dar continuidade à obra de Deus, cuidando do rebanho do Senhor ali.

DIA E NOITE. Como o apóstolo fazia suas missões com planejamento, já estava resolvido que ele deveria retornar aquela cidade para dar a devida assistência aos novos convertidos ao cristianismo, mesmo que corresse perigo de ser preso. Sua atitude a partir de então, foi juntamente com seus cooperadores fazerem uma campanha de oração para que o Senhor lhes encaminhassem a essa nova empreitada, e isso eles fizeram com muita oração, dia e noite, de forma intensa.

PARA QUE POSSAMOS VER. O apóstolo sabia dos perigos que ele e seus companheiros de ministério poderiam passar ao retornarem a cidade de Tessalônica para darem continuidade as suas atividades evangelísticas e ao discipulado cristão naquele lugar. Por isso que eles se aplicaram de forma intensa as campanhas de oração e súplicas, a fim de que, tudo desse certo, e eles fossem encaminhados de volta aquela cidade, de onde recentemente haviam sido expulsos por perseguições.

O VOSSO ROSTO. Dito isto, podemos conjecturar de que o autor se lembra neste momento de cada rosto de todos aqueles que faziam parte daquela comunidade cristã, e isso é certo se afirmar porque todos eles eram filhos na fé do apóstolo e dos demais que faziam parte de sua equipe missionária. Como não fazia muito tempo, porque alguns comentaristas afirmam de que só havia passados seis meses, o escritor não se esqueceu das feições de cada um dos irmãos, que eram novos convertidos.

E SUPRAMOS. Essa expressão nos ensina das necessidades urgentes de que passavam os seguidores de Cristo naquele lugar de receberem as instruções necessárias para se firmarem cada vez mais nos caminhos do evangelho de Cristo. Como também retrata bem o ardente desejo do apóstolo de poder dar continuidade a seus trabalhos de discipulado, a todos aqueles que se converteram do paganismo para o cristianismo. Era de fato, juntar a carência com o desejo para gerar crescimento espiritual da igreja.

O QUE FALTA. O escritor se reporta as carências de ensinamentos adequados de conformidade com a nova dispensação da graça ou nova aliança, a fim de que, os cristãos de Tessalônica pudessem se desenvolver e crescer espiritualmente como seguidores do reino dos céus. Somente o discipulado podia fazer isso gradativamente.

A VOSSA FÉ. A chegada do apóstolo juntamente com seus amigos de ministério supririam as necessidades espirituais da comunidade cristã naquele lugar. E Paulo estava ansioso para retornar a cidade de Tessalônica e edificar a fé da igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...