domingo, 27 de setembro de 2015

1 Tessalonicenses 3:4

1 Tessalonicenses 3:4 - Pois, estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis.
POIS. Quando o apóstolo teve um encontro pessoal com o Cristo ressurrecto na estrada de Damasco, logo depois, ele se dirigiu ao deserto da Arábia e por lá passou mais de três anos, certamente se preparando para a grande missão que o Senhor Jesus estava lhe revelando que ele devia fazer a partir de então. Já na cidade de Filipos, ele e seus cooperadores começaram a enfrentar resistência aos seus ministérios, quando depois de terem iniciado um trabalho evangelísticos, tiveram de sair daquela cidade as presas para Tessalônica, a fim de não serem presos e mortos pelos inimigos do evangelho.

ESTANDO AINDA CONVOSCO. Neste momento, o apóstolo e seus amigos de ministério estavam em Atenas, de onde enviou esta carta, pelas mãos de Timóteo, porem, antes de chegarem a Atenas, eles fizeram um trabalho de evangelização na cidade de Tessalônica, onde ficaram por algum tempo, não se sabe quanto. É justamente sobre este período que o autor se refere nesta frase, ao dizer: estando ainda convosco. O escritor teve o privilégio de conviver com a igreja do Senhor naquela cidade e ganhou muitas vidas para o reino de Cristo.

VOS PREDIZÍAMOS. A bíblia nos assegura de que Deus não fará nada de importante, sem antes revelar os seus mistérios aos seus servos. Certamente, pela revelação escatológica que o Senhor vinha dando ao apóstolo, ele já havia pregado, ainda quando estava presente com os irmãos em Tessalônica, sobre os fatos que eles teriam que passar naquele lugar. Predizer neste caso, não é a mesma coisa que adivinhar, como acontece no ocultismo, mas trata da revelação de Deus sobre os fatos futuros.

QUE HAVERÍAMOS. O Espírito de Deus estava em plena operação para desvendar os acontecimentos que estavam para desenrolar na vida de Paulo, dos seus companheiros de ministério e com a igreja dos Tessalonicenses. Nada do que aconteceu, quanto as perseguições e tribulações que eles passaram naquele lugar era novidade para o escritor, isso porque de antemão o Senhor já havia o alertado, sobre o que ainda haveria de acontecer, e eles tiveram uma prova disto na cidade de Filipos.

DE SER AFLIGIDOS. Estas aflições sobre as quais o escritor se reporta, dizem respeito às perseguições dos judaizantes que se levantaram contra o grupo de missionários, incluindo Paulo, na cidade de Tessalônica, que resultou na saída as pressas daqueles homens de Deus daquele lugar para não serem presos ou mortos. Sem contar que o cristianismo passou a representar uma ameaça para as religiões pagãs locais daquela cidade, e com isso, os líderes das respectivas religiões se levantaram contra o grupo de missionários.

COMO SUCEDEU. Como o cristianismo cresceu rapidamente naquela cidade, então, despertou ciúmes nas demais religiões, incluindo o judaísmo, por isso que, as lideranças religiosas instigaram as autoridades locais do império romano para investirem contra Paulo e seus amigos de ministério, porque o intuito era barrar o desenvolvimento da igreja na cidade de Tessalônica, e demais cidades da região.

E VÓS O SABEIS. Os seguidores do Senhor Jesus, não somente sabiam da forma como o apóstolo foi expulso daquela cidade, mas eles mesmos também foram vítimas das mesmas tribulações que o grupo de missionários tiveram que enfrentar. E estas perseguições não cessaram com a saída do apóstolo, mas continuavam até o momento. Até porque a oposição era contra o cristianismo que estava em expansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...