segunda-feira, 28 de setembro de 2015

1 Tessalonicenses 3:12

1 Tessalonicenses 3:12 - E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco.
E O SENHOR. Esta frase tanto pode ser aplicada ao Deus Pai e Criador de todas as coisas, como também ao Senhor Jesus, porque aquilo que o Novo Testamento atribui a Deus Pai, também pode e deve ser atribuído a Cristo Jesus, o Filho de Deus. Em toda a extensão do evangelho das boas novas pode-se perceber que são muitas e diversas as referências bíblicas sobre o Senhorio de Cristo, isso porque ele é Rei dos reis e Senhor dos senhores. Todo poder lhe foi dado em cima no céu e em baixo na terra, antes mesmo de sua vinda, o Messias já era chamado de dominador universal (Daniel 7:14).

VOS AUMENTE. O período curto que o apóstolo juntamente com seus amigos de ministério ficaram em Tessalônica foi o suficiente para ganhar algumas vidas para o reino de Deus, o que na visão do escritor deveria aumentar cada vez mais este rebanho. É bem provável que com a saída do grupo de missionário as presas daquela cidade como fugitivos, não fosse boa a expectativa do apóstolo, quanto a fundar uma comunidade cristã ali. Mas agora, ele estava animado e com outra visão, mais positiva.

E FAÇA CRESCER. Esse crescimento pode ser visto em dois aspectos, primeiro em números, isso porque o próprio autor é consciente de que suas atividades naquela cidade foram poucas, por conta das perseguições, por isso que a igreja ainda era pequena. Segundo, esse crescimento pode ser em qualidade, com o desenvolvimento espiritual dos seguidores de Cristo. A volta do apóstolo podia contribuir em muito com o crescimento espiritual dos novos convertidos em Cristo, conforme a nova aliança.

EM AMOR. O amor fraternal sempre foi à essência mesmo da prática do judaísmo e passou a ser o combustível que deu vida ao cristianismo. O Senhor Jesus veio como sendo o Messias prometido de Deus para implantar uma nova dispensação em que cultiva o indispensável amor ao Deus Criador. Mas que, também leva os seus seguidores a amarem o seu próximo como a si mesmo, essa é a lei de Cristo, e que faz parte da nova aliança da graça de Deus com a humanidade mediante o evangelho.

UNS PARA COM OS OUTROS. Este é o segundo mandamento da lei de Cristo, onde a prática do amor fraternal entre todos os seguidores de Cristo é uma prova incontestável de que estamos seguindo os ensinamentos do grande Mestre e Rabi, Jesus de Nazaré. E a prática deste amor fraternal se dá pelo bem que sempre devemos fazer pelos nossos irmãos, em cuidar do bem-estar uns para com os outros.

E PARA COM TODOS. Na frase anterior percebe-se que a primeira preocupação do escritor era de que houvesse união e a prática do amor fraternal dentro da própria igreja do Senhor Jesus, assim como houve de Cristo para com os seus apóstolo e discípulos e de uns para com os outros. Neste ponto, o autor deixa transparecer de que este mesmo amor fraternal deve também ser praticado com todas as pessoas.

COMO TAMBÉM O FAZEMOS PARA CONVOSCO. Finalmente o apóstolo passa da teoria para a prática, ao testemunhar pessoalmente de que, quando esteve entre os seguidores de Cristo juntamente com seus amigos de ministério deu exemplo de como praticar no dia a dia este amor fraternal. Em todos os momentos de sua estadia entre os que faziam parte daquela igreja, Paulo amou a todos de forma sincera e forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...