segunda-feira, 28 de setembro de 2015

1 Tessalonicenses 3:6

1 Tessalonicenses 3:6 - Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós.
VINDO, POREM, AGORA TIMÓTEO. Em textos anteriores o autor se refere ao seu grande desejo de saber de tudo que estava acontecendo com os novos convertidos ao cristianismo na cidade de Tessalônica, por isso que ele toma a decisão de enviar o seu amigo e filho na fé Timóteo para trazer um relatório dos fatos. Agora, já de volta, o jovem ministro do evangelho vem com as boas notícias de como estavam se comportando na fé os seguidores do Senhor Jesus naquela cidade, e como era grande o amor deles pelo Cristo de Deus e de uns para com os outros também.

DE VÓS PARA NÓS. Não se sabe ao certo quanto tempo o jovem ministro do evangelho Timóteo esteve entre os cristãos de Tessalônica nesta sua viagem rápida para saber da situação pela qual passavam os filhos de Deus naquela cidade. O fato é que foi o tempo suficiente para fazer um apanhado e produzir um relatório de tudo que estava acontecendo com a igreja de Cristo naquele lugar. Nada de mal aconteceu com ele, tudo transcorreu em plena paz, e agora ele já estava de volta.

E TRAZENDO-NOS BOAS NOVAS DE VOSSA FÉ. Neste ponto, o escritor começa a entrar nos detalhes do conteúdo do relatório produzido e trazido pelo seu enviado Timóteo, que foi justamente ao encontro da comunidade cristã naquela cidade para colher informações de como estavam os novos seguidores de Cristo. O resultado foi muito bom e o jovem ministro do evangelho do Senhor Jesus trouxe as boas notícias de que a igreja de Cristo estava vivendo movida pela força da fé no Salvador, Jesus.

E AMOR. Este é o amor fraternal produzido pelo Espírito de Deus entre todos aqueles que confessam a Jesus de Nazaré como único Senhor e Salvador. O Senhor Jesus quando ainda na terra foi o grande modelo da prática do amor fraternal para com o próximo, uma vez que ele só fez o bem a todos e amou aos seus até os últimos momentos em que com eles conviveu. Assim ele mesmo ensinou aos seus seguidores que a sua nova lei deve ser baseada na prática do amor fraternal entre todos.

E DE COMO SEMPRE TENDES BOAS LEMBRANÇAS DE NÓS. A igreja de Cristo que estava em Tessalônica não havia se esquecido de Paulo e de seus companheiros de ministério, nem muito menos de suas atividades evangelísticas para semear naquela cidade as boas novas do evangelho de Cristo. A amnésia não tinha lugar no pensamento dos filhos na fé do apóstolo, nem dos seus esforços para chegar com a mensagem de Cristo aquele lugar, onde nasceu a comunidade cristã dos remidos.

DESEJANDO MUITO VER-NOS. Timóteo esteve pessoalmente por alguns dias juntamente com os novos convertidos ao cristianismo naquela cidade, e pode perceber o grande desejo de todos os remidos para verem os missionários de Cristo de volta para darem continuidade aos trabalhos naquele lugar, eles queriam ver a Paulo.

COMO NÓS TAMBÉM DE VÓS. Muito maior e mais intenso era o desejo do apóstolo de retornar a cidade de Tessalônica e ver os seus filhos na fé, dar um abraço em cada um deles e reafirmar o amor fraternal que sentia por cada um deles. Era grande a saudade, ao ponto de nem mesmo o relatório trazido por Timóteo suprir tal lacuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...