domingo, 20 de setembro de 2015

1 Tessalonicenses 2:16

1 Tessalonicenses 2:16 - E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.
E NOS IMPEDEM. Desde a entrada de Israel na terra de Canaã, que o judaísmo havia sido implantado naquela nação como única religião correta para os judeus, de forma que, os descendentes de Abraão defendiam a sua religião com unhas e dentes, ao ponto de matarem ou morrerem pela legislação mosaica. Mataram o Senhor Jesus em defesa do judaísmo e desde então estavam enfurecidos contra todos aqueles que se propusessem propagar as boas novas do evangelho, como sendo a nova dispensação da graça de Deus, o que o evangelho chama de cristianismo, fundado por Cristo.

DE PREGAR AOS GENTIOS. Os apóstolos originais de Cristo, bem como os seus discípulos convertidos do judaísmo para o cristianismo na Palestina, sofreram tremendamente nas mãos dos judeus. No entanto, para expandir o evangelho no mundo gentílico, fora da Palestina, Deus chamou e capacitou a Paulo, como sendo o apóstolo dos gentios, o que sem perca de tempo, ele passou a executar o seu grande plano de levar o evangelho nos campos transculturais, além de Israel e da Palestina.

AS PALAVRAS DA SALVAÇÃO. Essa expressão representa tudo aquilo que envolve a nova dispensação da graça de Deus com a humanidade e mais especificamente com a igreja remido do Cristo vivo. O autor foi justamente designado pelo Deus de Israel para ser o propagador das boas novas de Cristo as demais nações do mundo, chamados de os gentios. Razão porque depois de um certo período curto de preparação no deserto da Arábia e em Damasco, o apóstolo em seguida começou sua importante missão de propagar o evangelho das boas novas, na Ásia, Europa, e em outras parte do mundo.

A FIM DE ENCHEREM SEMPRE. O apóstolo neste instante tem uma visão metafórica do que seriam comparados aqueles judaizantes rebeldes que tinham prazer em desobedecerem aos planos de Deus, defendendo uma religião ultrapassada, o judaísmo. Eles eram vasos cheios de pecados e carregados de transgressões, desde que rejeitaram o seu próprio Messias, Cristo Jesus, o Salvador da humanidade. E davam continuidade a suas aberrações maléficas, ao continuarem perseguindo a igreja de Cristo.

A MEDIDA DOS SEUS PECADOS. A maior de todas as transgressões dos judeus, neste tempo da nova dispensação, foi justamente terem rejeitado o seu Messias, conforme João 1:10-11 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Depois de terem matado o Senhor Jesus na cruz do Calvário, agora, tentavam de todas as formas combater o cristianismo, que na visão deles anulava o tradicional judaísmo.

MAIS A IRA DE DEUS. Essa ira de Deus sobre a qual o autor se refere, diz respeito à rejeição deles por parte de Deus no novo pacto, como nação. Assim como eles rejeitaram o seu Cristo, da mesma forma, a porta da graça se fechou para eles, como nação, para se abrir para os gentios, sobre os quais, vem sendo edificada a igreja.

CAIU SOBRE ELES ATÉ O FIM. Os judeus, desde a rejeição de que eles proporcionaram ao seu Cristo, vem pagando um alto preço, por conta de sua rebelião, e isso será assim até o tempo do fim, quando da implantação do reino milenial de Cristo sobre a terra, porque a segunda etapa da vinda de Cristo será já com a igreja remida para socorrer ao Israel de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...