domingo, 27 de setembro de 2015

1 Tessalonicenses 3:5

1 Tessalonicenses 3:5 - Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.
PORTANTO, NÃO PODENDO EU. Certamente o escritor se refere aos seus próprios conflitos interiores, no tocante aos seus anseios, em querer saber da realidade do que se passava com os seguidores do Senhor Jesus em Tessalônica. É bem provável que o temor e receio do apóstolo eram de que o mesmo que havia lhe acontecido em Filipos e em Tessalônica, estivesse acontecendo com os irmãos daquela cidade, uma vez que o autor foi escorraçado daquelas cidades simplesmente pelo fato de pregar as boas novas do reino dos céus, implantando o cristianismo como nova religião.

TAMBÉM ESPERAR MAIS. No primeiro momento, o apóstolo havia deixado abaixar a poeira das perseguições contra a igreja do Senhor Jesus em Tessalônica, até porque ele não podia voltar aquele lugar, nem tão pouco enviar um dos seus amigos de ministério de volta, porque seria um grande risco. Passado o primeiro momento, e transcorrido mais ou menos seis meses, agora, não dava mais para esperar, a sua paciência já havia esgotado, porque ele precisava saber alguma coisa a respeito.

MANDEI SABER DA VOSSA FÉ. Ao que tudo indica as coisas já estavam mais calmas no tocante as investidas dos judaizantes, dos líderes das religiões pagas e do império romano contra o apóstolo e seus companheiros de ministério. De forma que, o escritor resolveu enviar Timóteo para saber do estado espiritual dos filhos de Deus naquela cidade. Verdade é que muitos em todas as partes já haviam negado a sua fé em Cristo pela pressão do império romano, mas como estava em Tessalônica?

TEMENDO QUE O TENTADOR. Os cuidados do apóstolo, que foi o fundador direto daquela comunidade cristã que estava na cidade de Tessalônica, era que o tentador procurasse vencer os cristãos por meio das ameaças, prisões e até a morte de alguns. Este tentador era justamente o diabo com os seus demônios, que estavam usando os judaizantes, os líderes das seitas heréticas do paganismo e o próprio império romano para tentar atingir a igreja de Cristo naquele lugar e deter a marcha do cristianismo.

VOS TENTASSE. Essas tentações vinham por meio das perseguições contra os seguidores do Senhor Jesus, uma vez que, apenas o fato de alguém confessar a Cristo como Senhor e Salvador era motivo de passar por vários problemas. Sem contar que muitos estavam sendo presos por pertencerem ao cristianismo e tinham seus bens confiscados pelo estado romano. No entanto, o mais grave é que tantos outros cristãos estavam sendo mortos por não negarem a sua fé em Cristo Jesus, o Salvador.

E O NOSSO TRABALHO. O escritor se refere as suas atividades e de seus companheiros de ministério na cidade de Tessalônica, em prol do reino de Deus para alcançarem aqueles que haviam se rendido ao poder do evangelho libertador do Senhor Jesus. Foram muitas e diversas as campanhas evangelísticas realizadas naquele lugar.

VIESSE A SER INÚTIL. O apóstolo se refere ao foto de os seguidores do Senhor cederem as investidas, as tentações e perseguições dos inimigos do evangelho naquele lugar e negarem a sua fé no Senhor Jesus. Assim sendo, os trabalhos de evangelização e os esforços deles, do apóstolo e seus amigos, teria sido em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...