quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Efésios 4:4-5

Efésios 4:4-5 - Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação. Um só Senhor, uma só fé, um só batismo.
HÁ UM SÓ CORPO. Antes da vinda do Messias de Deus, isso só poderia ser dito com os judeus ou o povo de Israel. Mas, com a manifestação do Deus homem, o Emanuel, Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus, isso também pode ser dito com relação aos gentios. O escritor esta falando da igreja remida de Cristo Jesus, composta de Judeus e gentios, convertidos ao verdadeiro cristianismo. Cada um dos que fazem parte da igreja de Cristo é membro do seu corpo, enquanto que Cristo é o cabeça de todos e por todos.

E UM SÓ ESPÍRITO. Mais uma vez, o autor coloca no texto de sua carta, a palavra Espírito começando com letra maiúscula, e isso ele faz, porque se reporta sobre o Espírito Santo de Deus. No tempo da velha dispensação da lei, Deus o Pai prometeu, que no tempo determinado por ele, derramaria do seu Espírito. Quando Cristo exerceu seu ministério, ele confirmou esta mesma promessa, dizendo que, quando ele fosse para o Pai, enviaria o Espírito Santo para sua igreja, e isso ele cumpriu no dia de pentecostes, até a sua volta.

COMO TAMBÉM FOSTES CHAMADOS. Por onde Paulo andava, ele próprio dava testemunho de sua chamada por Cristo para servir ao seu reino, quando se dirigia a cidade de Damasco, para perseguir a igreja de Cristo. Assim como, todos aqueles que seguem ao evangelho de Cristo tem seu testemunho pessoa de como foi chamado para os caminhos do Senhor. A chamada de Cristo se torna irresistível pelas suas promessas.

EM UMA SÓ ESPERANÇA DA VOSSA VOCAÇÃO. Esta esperança tem como base a nossa fé de que Deus é fiel para cumprir em nossas vidas as promessas, contidas no evangelho das boas novas de Cristo. Servir de forma digna ao reino de Deus, não é nada fácil, até porque são muitos os desafios. E podemos afirmar ainda que, servir a Cristo, não é para quem quer simplesmente, mas é para quem é vocacionado a fazer a vontade de Deus.

UM SÓ SENHOR. A igreja só tem um Senhor, que é Cristo Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Na época que Paulo pregava o evangelho da verdade, ele se deparava com muitas religiões com suas crenças politeístas, ou seja, com os seus adeptos servindo e adorando aos ídolos e imagens de esculturas. Porem, o cristianismo segue o monoteísmo, adorando e servindo a um único Deus, em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo.

UMA SÓ FÉ. As Sagradas Escrituras nos falam da fé cristã como sendo um dom de Deus na vida dos seguidores de Cristo (Efésios 2:8). A fé da qual fala o autor, ela é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veen (Hebreus 11:1). É uma só fé, porque esta posta em Cristo Jesus como Senhor e Salvador e que sua obra perfeita de redenção levará os remidos a receberem todas as promessas de Deus.

UM SÓ BATISMO. Essa frase usada pelo apóstolo tem gerado muitas controvérsias no que diz respeito a esta expressão. Uns falam no batismo em água, como sendo algo que liga diretamente o convertido a igreja de Cristo. Já outros defendem o batismo no Espírito Santo ou batismo espiritual. Seja um ou outro, o mais importante é o foto de que, estamos ligados diretamente a Cristo, porque fazemos parte de sua igreja espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...