sábado, 3 de novembro de 2018

Romanos 3:10-11

Romanos 3:10-11 - Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
COMO ESTÁ ESCRITO. No primeiro século de nossa era cristã haviam três Cânones do Velho Testamento em grego, que tiveram a sua transliteração do hebraico para o grego duzentos anos a.C na cidade de Alexandria no Egito. O primeiro, era dos judeus mais ortodoxos, o segundo dos escribas e fariseus, que foi adotado pelos protestantes, e o terceiro o da dispersão, com quatorze livros a mais, dos quais doze deles fazem parte da bíblia católica. É possível que Paulo usasse o segundo deles, como ex-fariseu.

NÃO HÁ UM. Efetivamente o apóstolo Paulo era recorrente em fazer citações de trechos do Velho Testamento como dando maior autoridade aos seus escritos, até porque ele, nesta parte de sua carta, estava escrevendo diretamente para os judeus que moravam em Roma, bem como sobre os judeus. Podemos conjecturar que o apóstolo fazia uma interpretação do que está escrito no inicio do Salmos quatorze.

JUSTO. De acordo com os conceitos judaicos, do tempo da velha dispensação, ser justo era alguém que guardava em termos totais e absolutos todos os mandamentos da legislação de Moisés. Nesta compreensão, o escritor mostra para seus leitores, principalmente, nesta mesma época em que ele escreveu para os judeus de Roma, que ninguém dos filhos de Israel estava realmente em condições de ser justo perante Deus.

NEM UM SEQUER. Salmos 14:1,3 - Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um. Percebe-se que este versículo está perfeitamente dentro da intenção principal do apóstolo dos gentios, que é justamente mostrar aos seus leitores o estado de miserabilidade e pecaminosidade de toda a raça humano diante da justiça de Deus.

NÃO HÁ QUEM ENTENDA. Quando o Messias de Deus, Jesus de Nazaré, se manifestou no planeta terra, havia uma cegueira espiritual tão grande nos filhos de Israel, que não perceberam que ali estava o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, o Messias. Paulo escreveu que, o deus deste século cegou o entendimento dos filhos dos homens. Por isso que os judeus rejeitaram ao seu Messias, e por consequente, a Deus também.

NÃO HÁ NINGUÉM QUE BUSQUE. Salmos 14:2 - O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. No caso de Israel, mais do que os gentios, eles tinham todos os motivos para servirem eternamente ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, porque por meio da legislação de Moisés foram absolutamente iluminados com a vontade do seu Deus.

A DEUS. Os últimos séculos que antecedeu a vinda do Messias de Deus, Jesus de Nazaré, as trevas tomavam conta da humanidade, até mesmo do povo hebreu, que era o povo mais iluminado do planeta terra. No entanto, para que o Deus de justiça não derramasse sua ira justa sobre os habitantes da terra, então a misericórdia e a graça prevaleceram, por isso que Deus enviou seu Filho Jesus para resgatar os seus remidos. Porque se dependesse dos filhos os homens, tudo estava perdido e condenado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...