sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Romanos 3:20

Romanos 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
POR ISSO NENHUMA CARNE. Neste momento de sua carta, o escritor deixa bem claro que, nem judeu, nem gentio tem como se salvar por méritos pessoas. Quando Paulo diz: Por isso, ele se reporta ao que vinha falando anteriormente, em que ninguém poderia abrir sua boca contra a justiça do céu, e que todos de um modo geral estavam em situação de condenação ou reprovação pela justiça divina. E este realmente é o objetivo dos começos desta carta, mostrar a situação difícil dos filhos dos homens.

SERÁ JUSTIFICADA. Agora, Paulo entre em um tema de fundamental importância para todos aqueles que tomassem conhecimento deste tema, que é efetivamente a justificação diante de Deus. Os judeus de maneira hipócrita tentavam se justificar com uma suposta obediência a legislação de Moisés, quando de foto, se encontravam em estado de rebelião. Os gentios, por natureza eram todos alienados dos planos de Deus.

DIANTE DELE. Os judeus até que conseguiam enganar com sua hipocrisia religiosa ao seu próximo, se passando de amantes da lei de Moisés, quando na verdade desprezavam aos mandamentos de Deus. Se os gentios tentassem se esquivar de suas responsabilidades, por não conhecerem a lei de Moisés, também estavam reprovados perante Deus, porque existem as leis naturais, morais e da consciência no indivíduo.

PELAS OBRAS. O apóstolo dos gentios fala da suposta obediência à legislação de Moisés, por parte dos filhos de Israel, quando na realidade, eles já estavam em estado de rebelião a muito tempo. E em se tratando na velha dispensação da lei, não estava mais em vigor, porque o próprio Deus vendo que a lei não era respeitada pelos descendentes de Abraão, então, providenciou a nova aliança por meio de Cristo Jesus.

DA LEI. As promessas de Deus, conforme a lei de Moisés era de que, se os hebreus guardassem todos os mandamentos da legislação de Moisés, então, o Senhor cuidaria em abençoar em todos os aspectos os filhos de Israel. Mas como o povo do antigo pacto se tornou rebelde contra os estatutos do seu Deus, desta forma, veio à reprovação dos céus, por isso que os judeus foram massacrados por seus inimigos. Com isso é que se entende que, a própria lei se tornou obsoleta para os judeus.

PORQUE PELA LEI VEM O CONHECIMENTO. Paulo põe o dedo em cima da ferida e mostra aos seus leitores que a reprovação deles por Deus, não se tratava de injustiça da parte dos céus, mas que na própria lei de Moisés já haviam advertências de que, se os filhos de Israel não cumprissem sua parte no pacto seriam levados cativos para outras nações e que, no tempo determinado pelo Senhor, viria uma nova aliança.

DO PECADO. Na condição em que os judeus se encontravam diante da justiça divina, não havia escapatória do juízo justo de Deus para eles. Quando o Messias de Deus se manifestou no meio do seu povo, os hebreus, a situação de Israel era a mais difícil que se possa imaginar, porque o povo de Deus se encontrava numa situação deplorável, depois de dois cativeiros, assírio e babilônico, agora estavam sob o julgo cruel dos romanos. E tudo isso lhes veio como demonstração de seus pecados contra Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...