quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Romanos 3:29

Romanos 3:29 - É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente.
É PORVENTURA. Neste versículo o escritor fala da quebra do monopólio religioso em que Deus deixa de ser somente do exclusivismo judaica e se dar a conhecer por todas as nações do mundo. A nova dispensação de Deus pela sua graça, mediante a intervenção da redenção realizada por Cristo, faz com que o cristianismo seja a maior de todas as religiões do mundo, trazendo gente de todos os povos e lugares para servir ao reino dos céus. Portanto, o Criador de todas as coisas ama a todos os povos.

DEUS. Durante o tempo da velha dispensação, e podemos dizer que bem antes disto, ainda antes da proclamação da lei de Moisés, cada nação constituía suas próprias divindades, e até mesmo os reis e dominadores do povo eram adorados como se fossem deuses. No caso de Israel, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó escolheram o Deus único e verdadeiro como seu protetor, abençoador e guardião.

SOMENTE DOS JUDEUS? No entanto, com o passar do tempo, os próprios filhos de Israel já não mais serviam ao Deus dos céus, porque eles abandonaram as leis do Senhor, por isso que vieram os cativeiros assírio e babilônico e quando Cristo veio, eles estavam subjugados ao domínio cruel dos romanos. Por conta do desvio dos hebreus é que Deus resolveu enviar o seu Messias, a fim de estabelecer uma nova ordem.

E NÃO O É. Dentro dos padrões desta nova ordem mundial, e de acordo com o cronograma das realizações de Deus, o Messias veio ao planeta terra e como sendo o Emanuel de Deus, Deus mesmo entre os filhos dos homens, revela uma luz maior de conhecimento sobre o Deus Todo-poderoso e implanta uma nova aliança com todas as nações do mundo, não somente com Israel, mas com todos os povos, línguas, nações, tribos e gentes. Deus está sendo adorado por todos que fazem parte da igreja.

TAMBÉM DOS GENTIOS? Antes mesmo da implantação da lei de Moisés, que foi um pacto exclusivo com os filhos de Israel, Deus prometeu a seu amigo Abraão, que também faria uma aliança com todas as nações do mundo. E a implantação da nova aliança da graça de Deus é o cumprimento desta promessa garantida. Como também em muitas outras partes do Velho Testamento, Deus fez esta mesma promessa.

TAMBÉM DOS GENTIOS. A existência da igreja de Cristo, que é composta de todas as nações do mundo é uma prova incontestável de que Deus também é dos gentios. Os judeus se ufanavam de terem uma aliança exclusivista com o Deus único e verdadeiro, e até certo ponto, monopolizavam as crenças no Deus Criador de todas as coisas. Cristo veio e quebrou tal monopólio, ao manifestar a graça de Deus para todos.

CERTAMENTE. Dentre todos os apóstolos da igreja primitiva, mais do que qualquer outro, Paulo, como apóstolo dos gentios tinha esta certeza de que Deus estava reinando sobre os corações e a vida dos gentios. Deus o chamou justamente para ser o grande apóstolo dos gentios, e como tal, Paulo viajava por todos os recantos civilizados de sua época, pregando o evangelho das boas novas de Cristo e vendo com os próprios olhos a expansão do cristianismo em todas as nações do mundo civilizado de então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...