sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Romanos 3:26

Romanos 3:26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
PARA DEMOSTRAÇÃO DA SUA JUSTIÇA. Cristo é a justiça de Deus (1 Coríntios 1:30). Com isso entendemos que, a manifestação de Cristo para realizar a redenção dos homens pela sua propiciação, foi na realidade a manifestação da justiça de Deus. Todo aquele que aceita a Cristo Jesus como Senhor e Salvador, é tornado justo, não pela justiça própria que porventura tenha feita, mas pela perfeita obre de redenção que Cristo já fez. Não havia possibilidade de salvação sem a manifestação de Cristo Jesus.

NESTE TEMPO PRESENTE. Paulo fala a respeito do tempo mais que favorável da dispensação da graça, que Deus manifestou em Cristo Jesus, em que neste novo tempo, qualquer ser humano que se entregar aos cuidados de Cristo está apto a receber todos os benefícios dos favores divino. Cristo por meio da redenção, expiação, propiciação e reconciliação implantou este novo tempo de paz do homem com Deus.

PARA QUE ELE. O apóstolo dos gentios se refere ao Deus de amor, bondade, misericórdia, perdão e benevolência, Ele que enviou seu Filho amado para resgatar os filhos dos homens, que estavam todos perdidos. Os gentios sempre estiveram fora dos planos de Deus, e os judeus se encontravam completamente desviados da legislação de Moisés, por isso que Ele, o Deus bondoso e compassivo nos deu seu Filho Jesus.

SEJA JUSTO. O Deus único e verdadeiro sempre foi conhecido como o Deus justo e reto em todos os seus procedimentos para com os seres humanos e com toda a sua criação. No entanto, o fato de Deus ter dado o Filho do seu amor para resgatar a humanidade perdida, o faz concentrar em si mesmo a totalidade de sua justiça, isso porque, ninguém jamais vai atribuir a se mesmo qualquer mérito pessoa no processo de justificação. Mas tudo procede de Deus que reconciliou os homens consigo mesmo.

E JUSTIFICADOR. A manifestação da justiça graciosa de Deus em favor dos seres humanos é que torna o pecador aceitável diante da justiça de Deus, como inocentado de todas as suas culpas. Pela sua justiça graciosa do Deus de amor é que o réu sai inocentado de sua culpa, mesmo sendo completamente digno da condenação. Somente aqueles que permanecerem alienados de Cristo é que serão condenados.

DAQUELE QUE TEM FÉ. Esta é a fé que leva o mais viu pecador a se atirar aos pés de Cristo, clamando por misericórdia, e é absolvido de suas culpas gratuitamente pela redenção que há em Cristo Jesus. Esta mesma fé é que leva o homem arrependido a entregar absolutamente sua alma aos cuidados de Cristo, confiando totalmente que a obre de redenção já feita com sucesso por Cristo é suficiente para nossa salvação.

EM JESUS CRISTO. Este é o Messias prometido como Redentor, desde a queda da raça humano, por meio de Adão e Eva (Gênesis 3:15). Também é o Emanuel de Deus, ou seja, Deus entre os filhos dos homens (Isaías 7:14). O Filho unigênito de Deus Pai, porque foi gerado pelo Espírito de Deus. Mas que também é Jesus de Nazaré, o Verbo que se fez carte e habitou entre nós. O nome Jesus quer dizer: Salvador do seu povo, e o sobrenome Cristo é o adjetivo que nos fala da missão redentora do Filho de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...