segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Romanos 3:12

Romanos 3:12 - Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
TODOS. Quanto aos filhos de Israel, percebe-se que depois da divisão do reino, dez tribos se desvaram dos caminhos do Senhor, e dai para frente não se viu mais os hebreus seguirem como deveriam os caminhos de Deus. O Senhor levantou muitos profetas, seus servos para alertar aos judeus sobre a rebeldia deles, mas nem por isso se concertaram dos seus maus caminhos. Por fim, o Deus de amor, misericórdia e compaixão enviou seu Filho Jesus, mas diz o evangelho que eles rejeitaram o Messias.

SE EXTRAVIARAM. Este verbo nos fala da forma como os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó deram as costas para o seu Deus, não cumprindo a aliança feita por meio da legislação de Moisés. O sentimento de rebeldia tomou conta dos filhos de Israel de tal maneira que mesmo sabendo que estavam errados, se mantiveram nos caminhos da desobediência, por isso que se tornaram escravos de outras nações.

E JUNTAMENTE. Ora, se como o povo da aliança, os filhos de Israel se deu ao estado de apostasia, imagine com as demais nações do mundo, o que sempre prevaleceu foi a alienação completa e absoluta, porque os gentios se deixaram dominar pela incredulidade. De forma que, tanto os judeus, quando os pagãos, já no final da velha dispensação se encontravam merecedores do severo julgamento do Deus de justiça.

SE FIZERAM INÚTEIS. Antes da vinda do Messias de Deus, Jesus de Nazaré, o Emanuel de Deus, os seres humanos de um modo geral não prestavam para nada, senão para a destruição e condenação. No entanto, como Deus não muda, e a verdade diz que Ele é bondade, misericórdia e graça pura, então, o Senhor foi compassivo com Israel e com todas as nações do mundo, quando resolveu manifestar sua compaixão por meio de seu Filho Jesus Cristo, quando nos deu seu unigênito Filho para nos redimir e salvar.

NÃO HÁ QUEM FAÇA. Assim como no evento da queda da raça humana lá no Jardim do Éden, houve a interferência do maligno na desobediência de Adão e Eva, durante séculos, antes da implantação da nova dispensação, o inimigo passou a dominar a vida dos judeus e principalmente dos pagãos. E hoje, não é diferente, todos aqueles que não vivem para Cristo e Com Cristo, vivem sendo influenciados pelos demônios.

O BEM. De acordo com a velha dispensação, para os filhos de Israel, fazer o bem era cumprir fielmente todos os mandamentos e estatutos da legislação de Moisés. Já de acordo com o evangelho das boas novas da graça de Deus, fazer o bem é viver de conformidade com a nova dispensação da graça de Deus. Assim sendo, a grande maioria dos judeus e gentios vive mais para o mal, do que para os planos de Deus.

NÃO HÁ NEM UM SÓ. O pensamento de Paulo volta para o Salmos 14:2-3 - O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram inúteis: não há quem faça o bem, não há sequer um. Durante o período do silêncio profético, se o Senhor quisesse, o veredito contra a humanidade seria de destruição total e absoluta. E esse veredito continua quanto aos que rejeitaram e rejeitam a Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...