terça-feira, 13 de novembro de 2018

Romanos 3:22

Romanos 3:22 - Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.
ISTO É, A JUSTIÇA DE DEUS. Percebe-se que, de acordo com a aliança da lei de Moisés, que era condicional, para que os judeus fossem abençoados pelas promessas contidas na própria legislação de Moisés, dependia da capacidade de cada um em se esforçar para cumprir as exigências da lei. Mas, de acordo com a nova dispensação da graça de Deus, o homem é justificado por Cristo Jesus, a parte de méritos pessoais, porque a justiça de Deus a declara como justificado pela graça de Deus, mediante a fé em Cristo.

PELA FÉ. Alguém ouve o evangelho das boas novas de Cristo, e nasce a fé, porque a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus. Esta fé, a que se reporta o autor desta carta, nos ensina sobre atitude de confiança e entrega da alma aos cuidados de Cristo. Quando o homem exerce esta fé, então, o Espírito de Deus se encarrega de tudo o mais, como o novo nascimento, regeneração, transformação e santificação de vida.

EM JESUS CRISTO. Paulo apresenta o Filho de Deus como Redentor de todo aquele que crer no seu poderoso nome e em sua obra perfeita de redenção em prol da humanidade. A bíblia diz que, Cristo Jesus é a justiça de Deus em prol dos que se achegam a ele com o coração cheio de fé. Neste caso, a justiça própria dos filhos dos homens não vale mais, nem mesmo dos que seguiam o tradicional judaísmo de Israel.

PARA TODOS. O pacto feito por meio da legislação de Moisés era nacionalista e exclusivista, em que somente os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó foram participantes. Porem, a nova dispensação da graça de Deus em que Cristo, justifica o homem que crer no seu nome e em sua obra de redenção, não tem nacionalidade nem exclusividade, porque ela abrange a todos os povos, tanto judeus quanto gentios. O novo Israel de Deus, a igreja do Senhor Jesus está presente em todas as nações.

E SOBRE TODOS. A obra benevolente de redenção que Cristo prodigalizou, mediante a propiciação, que aplacou a ira de Deus, e também mediante a expiação como sacrifício substituto em lugar dos pecadores produziu efeitos benéficos, não somente para os remidos, a igreja amada de Cristo, mas para toda a criação, porque ou Deus salvava o mundo, como o fez por meio de Cristo, ou por outro lado destruiria tudo.

OS QUE CREEM. Novamente o apóstolo dos gentios fala da fé dos remidos que exercem sua plena confiança no nome de Cristo e em tudo aquilo que propõe o evangelho da nova aliança de Deus. Dentro do que podemos chamar de livre arbítrio dos seres humanos, eles entram apenas com a fé, porque o resto, Cristo já fez em prol dos que confiam em sua obra. Por essa fé é que alguém aceita a Cristo como Salvador.

PORQUE NÃO HÁ DIFERENÇA. Depois que o Messias de Deus veio ao mundo, com a importante missão de remir a humanidade, por meio de sua obra de expiação, foi que a parede de separação foi derribada. Agora, em Cristo Jesus, não há exclusivismo, nem diferença por raça, povo ou etnia, todas as nações do mundo podem ser beneficiadas com a redenção do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Foram e são incalculáveis os benefícios universais que Cristo fez pelos filhos dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...