quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Romanos 5:10

Romanos 5:10 - Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
PORQUE SE NÓS. O escritor fala para os judeus, eles que estavam em estado de rebelião contra Deus, uma vez que estavam desobedecendo a legislação de Moisés, que era a aliança de Deus com o seu povo. Mas Paulo fala principalmente sobre os gentios, ou demais nações de mundo, que nunca se interessaram em estabelecer pacto com o Criador de todas as coisas. Em fim, todos os seres humanos não atendiam a vontade de Deus, a alienação era geral em todos os sentidos e ordens.

SENDO INIMIGOS. Por conta da rebelião geral que prevalecia no planeta terra por todos os filhos dos homens, o que se podia ver era uma ferrenha inimizade dos homens para com o Criador de todas as coisas. Do outro lado, o Senhor também se encontrava cheio de furor contra os habitantes da terra, ao ponto de com justiça, se quisesse poderia até destruir o mundo, com todos os que nele moravam e habitavam.

FOMOS RECONCILIADOS COM DEUS. No entanto, movido de íntima compaixão, o Deus de amor, misericórdia e graça resolveu absorver os filhos dos homens, dando-lhes a possibilidade de virem a se aproximar do seu Criador. A intervenção de Cristo foi fundamental nesta reconciliação, uma vez que, sua propiciação aplacou a ira de Deus, e com isso, veio à paz. Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo.

PELA MORTE DE SEU FILHO. O sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi fundamental neste processo de trazer o homem de volta a comunhão com o Criador. Ao morrer na cruz do calvário em nosso lugar, o Cristo de Deus estava estabelecendo a verdadeira paz universal de todas as coisas com Deus, isso porque, a propiciação de Cristo foi o preço que ele pagou em favor de sua igreja.

MUITO MAIS, TENDO SIDO JÁ RECONCILIADOS. A implantação da nova dispensação da graça de Deus, por meio de Cristo, com a humanidade foi o resultado da perfeita redenção prodigalizada pelo Messias de Deus. O apóstolo Paulo era um beneficiário direto da reconciliação com Deus, uma vez que, antes de se converter ao verdadeiro cristianismo, ele reconhece que era um miserável pecador, mas foi resgatado e livre.

SEREMOS SALVOS. De acordo com a teologia do evangelho das boas novas, o processo da salvação já começa aqui e agora, quando o homem escuta a mensagem das boas novas, decide acreditar no nome de Cristo e em sua perfeita obra de redenção, assim, toma posse da promessa de vida eterna. Porem, a plenitude desta salvação será consumada quando Cristo voltar para buscar a sua igreja no dia do arrebatamento.

PELA SUA VIDA. A morte vicária do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi muito importante no processo da redenção da humanidade, porem, também teve uma importância fundamental sua ressurreição de entre os mortos. Essa colocação feita pelo apóstolo dos gentios se refere a ressurreição do Filho de Deus, que o fez ser exaltado soberanamente quando ele subiu ao céu para se assentar a destra da majestade celestial, como Rei dos reis e Senhor dos Senhor, e como Senhor da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...