quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Romanos 5:8-9

Romanos 5:8-9 - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
MAS DEUS PROVA. A condição da humanidade era horrível diante da justiça de Deus, porque os gentios nunca procuraram se reconciliar com o Criador de todas as coisas, enquanto que os filhos da promessa, os hebreus, que deveriam guardar a aliança com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, também se encontravam em estado de rebelião. Assim sendo, seria justo se Deus derramasse sua ira sobre a humanidade, mas ele resolveu usar de misericórdia e compaixão, quando pela sua graça resolveu salvar.

O SEU AMOR PARA CONOSCO. 1 João 4:9 - Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu unigênito Filho, para que tudo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna. Este ilimitado amor de Deus pelas suas criaturas e filhos nos veio pela sua multiforme graça.

EM QUE CRISTO MORREU POR NÓS. Grande amor de Deus e de Cristo por todos os seus remidos, em que o Filho de Deus, não tinha pecado, não errou nem falou, mas por amor a sua igreja, Cristo veio ao mundo de trevas, deu tudo de si mesmo por nossos pecados, porque ele deu o bem mais valioso que alguém pode dar, que foi a sua vida, para nos reconciliar com Deus. Cristo sofreu a morte expiatória por nós.

SENDO NÓS AINDA PECADORES. Romanos 5:6 – Porque Cristo, estando nós ainda fracos, mas o Cordeiro de Deus morreu pelos ímpios. Paulo fala de quando os seres humanos mereciam a destruição, mas que por sua graça divina, Cristo resolveu salvar a humanidade perdida. Romanos 3:23 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Esta era a condição de impureza em que se encontravam os homens.

LOGO MUITO MAIS AGORA. Neste caso, o apóstolo dos gentios fala do novo tempo em que a longanimidade de Deus nos alcançou, em que o Cristo de Deus já havia feita a obra de redenção em prol dos seus remidos. A dispensação da graça de Deus abriu todas as possibilidades para que os filhos dos homens se voltem para o seu Criador, exercendo a fé em Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

TENDO SIDO JUSTIFICADO PELO SEU SANGUE. A partir do momento em que um ser humano crer verdadeiramente no nome de Cristo e em sua obra perfeita de redenção, mesmo sendo culpado pelos seus pecados, mas o homem passa a ser justificado pelo sangue de Cristo. Quando o Juiz dos vivos e dos mortos olha para o remido de Cristo, o considera inocente, não por méritos pessoais, mas porque Cristo o libertou e salvou.

SEREMOS POR ELE SALVOS DA IRA. Esta é a fé dos remidos de Cristo, em que com segurança tem esperança de que vai morar com Deus e com Cristo nos céus, por ter sido comprado com o sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Quem crer o nome do unigênito Filho de Deus não é condenado (João 3:18). Essa ira sobre a qual escreve Paulo, diz respeito a condenação eterna, que está reservada para o diabo com os seus demônios, bem como para os que se mantem alienados de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...