quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Romanos 5:1

Romanos 5:1 - Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.
TENDO SIDO, POIS. Certamente o escritor fala a respeito de se mesmo, como aquele que teve um encontro pessoal com Cristo Jesus, na estrada de Damasco, que de fato se converteu de verdade ao cristianismo, por ter aceito a Cristo Jesus como Senhor e Salvador. Bem como ele também se refere a todos aqueles que de fato e na realidade aceitam a Cristo como seu Salvador, no exercício pleno de sua fé no Filho de Deus, que também era o Messias prometido por Deus, como sendo o nosso eterno Redentor.

JUSTIFICADO. O que significa ser justificado, neste caso, conforme o pensamento de Paulo? É de verdade alguém ser bem aceito diante de Deus, não mais como um réu, mas sim, como alguém que caiu na graça de Deus, isso porque foi apresentado por Cristo como inocentado. Essa justificação não vem por méritos pessoas, mas é fruto da obra perfeita de redenção feita com sucesso, pelo Cordeiro de Deus, o Redentor.

PELA FÉ. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. A fé é de fato a única coisa que o ser humano entra no processo da justificação diante de Deus, porque por meio desta fé é que o homem se atira absolutamente aos braços de Cristo. Porquanto, não é pelo que alguém faz de certo no sentido religioso, nem por méritos pessoas, mas pela fé na expiação feita por Cristo.

TEMOS PAZ. Os remidos do Senhor Jesus podem dizer que tem paz com Deus, pela reconciliação prodigalizada pelo Senhor Jesus, entre os filhos dos homens e o Deus de bondade, amor e graça. Antes da vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo, os gentios nunca desfrutaram desta paz com Deus. Naquela mesma época, os próprios filhos de Israel estavam desviados do Deus de Abraão, mas Cristo resolveu o problema.

COM DEUS. Deus estava em Cristo Jesus, reconciliando o mundo consigo mesmo, quando enviou seu próprio Filho como Redentor da humanidade. É a este processo que o evangelho chama de sacrifício de propiciação realizado por Cristo, porque a sua expiação aplacou a ira de Deus. Acredita-se que se Cristo não tivesse realizado a reconciliação por meio do propiciação, o mundo já não mais existiria, porque o Juiz dos vivos e dos mortos estava irado, a medida de sua tolerância já estava esgotada.

POR NOSSO SENHOR. Somente aqueles que são beneficiários diretos da nova aliança que Cristo produziu com Deus é que podem sentir a importância da redenção feita pelo Cristo de Deus. Por isso que Jesus se tornou Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque ele tendo se humilhado a si mesmo em preço de redenção, foi então, exaltado soberanamente por Deus, se assentando a destra do Pai como nosso Advogado.

JESUS CRISTO. Ninguém será considerado justificado diante de Deus porque merece tal fato, mas o apóstolo dos gentios deixa bem claro que temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Isso significa dizer que somos completamente dependentes de Cristo para sermos bem aceitos diante da presença do grande Deus. Como nosso único Mediador, Cristo Jesus está entre nós e o justo Juiz, de forma que, quando Deus olha para nós, nos aceita como remidos por Cristo Jesus, nosso Salvador e Libertador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...