Romanos 5:3-4 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E NÃO SOMENTE ISTO. O nosso escritor vinha falando do avanço e desenvolvimento espiritual que o remido de Cristo se submete na caminhada rumo à plena fruição da glória de Cristo sobre a sua vida. Um pouco mais a frente (Romanos 8:29-30), Paulo fala sobre que Deus nos conhece, nos predestinou, depois nos chamou, e porque nos chamou também nos justificou e por fim nos glorificou em Cristo Jesus para seu reino e glória. Quem tem fé em Cristo Jesus sabe exatamente aonde quê chegar, nos céus.
MAS NOS GLORIAMOS. No entanto, antes de chegarmos ao pleno desenvolvimento espiritual, já nas mansões celestiais, o remido de Cristo tem que passar por muitas experiências amargas nesta terra. À felicidade dos que são cidadãos dos céus é muito diferente da alegria no homem natural, porque os que são de Cristo não vivem conforme os padrões deste mundo, mas sim, conforme a esperança de vida eterna.
NAS TRIBULAÇÕES. Os servos de Deus da antiguidade não tiveram vida nada fácil, bem como o Cristo de Deus foi o maior de todos os exemplos de servo que teve que enfrentar tantas tribulações. Não é diferente com todos aqueles que depois de Cristo passaram a buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima, todos de alguma maneira são atribulados. As tribulações são próprias da vida cristã.
SABENDO QUE A TRIBULAÇÃO. O escritor desta carta também pode ser citado como alguém que teve que passar por tantas tribulações em sua vida, porque os seus próprios conterrâneos passaram a persegui-lo permanentemente por ter Paulo rompido com o judaísmo. Bem como as autoridades romanas viviam em permanentes perseguições contra o apóstolo dos gentios, porque tinha Paulo como inimigo do império romano. Por fim, os líderes das falsas religiões buscavam tirar a vida de Paulo.
PRODUZ PACIÊNCIA. No pensamento do nosso escritor, as contrariedades que nos sobrevêm não são para nos prejudicar, nem nos destruir, mas sim, para nos edificar em paciência. Esta paciência construída ao longo da vida de fé pode ser chamada de longanimidade, através da qual os servos de Cristo desenvolvem a capacidade de sofrer com resignação nem murmurar, mas suportar tudo com tranquilidade e paz.
E A PACIÊNCIA A EXPERIÊNCIA. A paciência cristã em meio às adversidades e as injustiças sofridas nesta dimensão da existência, em vez de desanimar os servos de Cristo, os fazem ser mais fortes e corajosos. Este caminho apontado por Paulo não é nada fácil de ser seguido, porem, o avanço é sempre para o desenvolvimento espiritual na vida dos filhos de Deus. Muitas vezes só podemos crescer passando a experiência.
E A EXPERIENCIA A ESPERANÇA. Para que alguém seja experiente, tem que passar pelas tribulações da vida, que por sua vez gera a paciência, que produz a experiência e que por fim se chega à esperança. E esta esperança é que nos leva a glória de Deus, que conforme o evangelho das boas novas de Cristo é sinônimo de salvação e vida eterna. Esta viva esperança é a locomotiva que nos levará as mansões celestiais.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
terça-feira, 8 de janeiro de 2019
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdtNLF6gYM6xU-nZe2w17dQmREQgC0ziZJgRHJfFko-cN13h_WmcCYGVlq8rRb8umQkHFBekCk36ZHscD7Bv3OsJuFpmOKa2DjlwIZ9jju8NdNcheUdbqgURRxZzWYW-YR553oQZlCl48M/s0/30.png)
-
Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me....
-
Hebreus 12: 28-29 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente...
-
1 Coríntios 15:18-19 - E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.