quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Romanos 5:2

Romanos 5:2 - Pelo qual também temos entrado pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
PELO QUAL. No primeiro versículo fica bem evidente que Paulo fala a respeito de nosso Senhor Jesus Cristo, ele que por sua vez foi o responsável pela obra de propiciação, que teve como resultado a nossa paz com Deus. A obra de redenção feita pelo Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, deu aos seus remidos, o privilégio de retomar a plena comunhão com Deus, como acontecia lá no principio no Jardim do Éden, antes de Adão e Eva caírem no pecado, pela desobediência a ordem de Deus.

TAMBÉM TEMOS ENTRADO. Antes da inauguração da nova dispensação, os gentios não tinham paz com Deus, até porque a aliança da lei foi feita exclusivamente com os filhos de Israel, excluindo assim, as demais nações do mundo. No entanto, com a vinda do Messias de Deus, Jesus de Nazaré, todos os filhos dos homens receberam a possibilidade de se achegarem a Deus em plena paz, desde que creiam em Jesus Cristo.

PELA FÉ. Na antiga dispensação da lei, os filhos de Israel eram obrigados a cumprirem com as exigências da legislação de Moisés, a fim de receberem os favores de Deus, e desta forma, as bênçãos prometidas só eram alcançadas pelos méritos meramente humanos, o que veio a falhar tal pacto. Mas, agora, de acordo com o evangelho das boas novas de Cristo, os remidos do Senhor entram apenas com a fé em Cristo Jesus.

A ESTA GRAÇA. Quando depositamos inteiramente nossa confiança em Cristo e na sua obra valiosíssima de redenção, então, o Filho de Deus nos faz descansar na graça de Deus. Esta graça de Deus para com os filhos dos homens é tudo que o pecador precisa para receber todos os preciosos favores de Deus, porque nesta nova dispensação, o homem não é justificado perante a justiça divina por méritos pessoais, mas sim por esta graça de Deus, que torna o remido de Cristo justificado, mesmo sendo culpado.

NA QUAL ESTAMOS FIRMES. A graça de Deus produz em nossa alma a segurança de que nada nos separará do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Esta graça de Deus é a nossa âncora de esperança nas promessas de Deus contidas no evangelho das boas novas de Cristo. Por conta desta multiforme graça de Deus é que palmilhamos a estrada rumo à vida eterna, onde o fundamento é Cristo Jesus.

E NOS GLORIAMOS NA ESPERANÇA. Fé, confiança e esperança, são irmãs gêmeas no processo de comunhão com Deus, em que nada nos poderá intentar acusação nem condenação contra os escolhidos de Deus. Percebe-se neste versículo que o apóstolo dos gentios nos passa muita segurança quanto à doutrina da soteriologia, em que a salvação é um processo diretivo de Deus para os homens, isso, por meio de Cristo.

DA GLÓRIA DE DEUS. Romanos 8:29-30 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. O escritor nos ensina sobre o resultado da graça salvadora sobre a vida dos remidos de Cristo, que é a salvação e vida eterna para os eleitos de Deus em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...